Categories: Notícias

Centros de operações de segurança não estão maduros

Em um cenário cada vez mais desafiador, os centros de operações especializados na proteção de empresas ganham força. Mas, de acordo com um levantamento realizado pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), os chamados SOCs (Security Operations Centers, na sigla em inglês) ainda não estão maduros o suficiente – 85% das organizações avaliadas registraram queda nas taxas de maturidade recomendadas.
“As organizações estão investindo rigorosamente em segurança digital, mas a falta de recursos qualificados e a implantação de soluções avançadas, sem uma base sólida de SOC disponibilizada, ainda são as principais preocupações”, avalia Chris Triolo, vice-presidente de serviços globais de produtos de segurança da HPE.
O relatório examina 114 SOCs em mais de 150 avaliações em todo o mundo e analisa quatro áreas de desempenho: pessoas, processos, tecnologia e função dos negócios.
De acordo com o levantamento, os centros comuns não possuem sequer recursos básicos de monitoramento da segurança. Em 2015, 24% das organizações avaliadas cumpriram apenas os requisitos mínimos para fornecer o monitoramento da segurança, o que se traduz em uma falta de documentação com ações sendo executadas em uma base ad hoc.
Apesar disso, as funções de negócios dos SOCs estão melhorando. O relatório deste ano mostra que os profissionais dos dos centros aprimoraram sua capacidade de priorizar as necessidades críticas para os negócios e alocar os recursos necessários de pessoal e tecnologia.
No passado, a maioria das organizações investiu pesadamente em soluções de tecnologia para o SOC sem o suporte necessário para maximizar o ROI desse tipo de ferramentas. Um investimento contínuo em todas as facetas de uma organização de defesa cibernética é necessário para alcançar e manter a maturidade ideal, de acordo com a HPE.
Os SOCs modernos também estão implementando as tendências de segurança mais recentes, incluindo equipes de busca, grades contra fraude e segurança de dados orientada por análise. Organizações que passam para a quinta geração (5G/SOC) de operações de segurança estão mais bem equipadas para reconhecer o cenário de ameaças em mudança e abordar a segurança de maneira holística, de acordo com o relatório.
O monitoramento da segurança da Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) também está ajudando a ampliar os recursos para as empresas. As organizações nos setores de energia e saúde que implementaram monitoramento inteligente de medidores e monitoramento de dispositivos médicos, respectivamente, obtiveram níveis mais altos de maturidade.
A recomendação da empresa para a construção de um centro de segurança de ponta é adotar uma abordagem holística para operações, que inclui o domínio dos fundamentos do monitoramento, detecção de incidentes, escalonamento e resposta a violações, aproveitando recursos qualificados de serviços de segurança gerenciados para um suporte completo ou combinado. Além disso, também vale contar com a implementação de ciência de dados, análise e inteligência compartilhada avançadas para proteger a empresa com mais eficácia.

Recent Posts

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

3 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

5 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

5 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

5 horas ago

Freshworks compra da Device42 por US$ 230 milhões

A empresa de origem indiana especialista em software corporativo Freshworks anunciou na quarta-feira (1º) duas…

7 horas ago