Celulares e cartões NFC deverão ser aceitos em todos ônibus de São Paulo

Iniciativa foi considerada muito positiva, segundo operadoras de pagamento

Author Photo
5:01 pm - 16 de dezembro de 2019

Lá em setembro, a prefeitura de São Paulo iniciou um projeto-piloto para meios de pagamento alternativos em ônibus. Agora, três meses depois, a iniciativa que passou a aceitar cartões de débito e crédito nas passagens deverá ser levada para todos os ônibus da cidade.

A estimativa das operadoras de pagamento, publicada na última semana por Exame e Folha de São Paulo, mostra que o projeto foi muito positivo.

Na ocasião, pelo menos 200 ônibus em 12 linhas passaram a ser compatíveis com a modalidade. Os usuários podem usar plataformas com o Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay para realizar os pagamentos. Além disso, cartões NFC (near field communication) também são aceitos.

Alguns exemplos de cartões compatíveis com NFC envolvem modelos do Nubank ou Trigg. Outros dispositivos, como relógios inteligentes, também são compatíveis.

É preciso destacar que os testes continuam em andamento. O modelo de pagamento, porém, elimina alguns benefícios do cartão Bilhete Único:

  • Não há integração gratuita de até quatro viagens;
  • Não há integração entre ônibus e metrô;
  • Apenas dez passagens/pagamentos são permitidos por dia.

É esperado que o sistema adapte os equipamentos existentes para que aceitem tanto os cartões bancários, quanto o próprio Bilhete Único.

À Folha, Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa, disse que isso inclui gratuidades para idosos e descontos para estudantes.

“Outra possibilidade é fazer a cobrança das viagens ao final do dia ou de dado período e aplicar descontos de acordo com o total de viagens feitas”, afirmou.

Com informações de: Exame, Folha de São Paulo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.