CDO tem papel fundamental na transformação digital de empresas

Fernando Sousa, da CA Technologies, falou sobre as funções e os desafios do Chief Data Officer nas organizações

Author Photo
5:41 pm - 18 de outubro de 2018
fernando sousa Fernando Sousa no IT Forum Expo

A figura do CDO (Chief Data Officer) e o seu papel nas empresas foi o foco principal da palestra “Ágil, BlizOps e Experimentação: Imperativos do CDO”, de Fernando Sousa, evangelista de tecnologia da CA Technologies, realizada nesta quinta-feira (18/10), durante o IT Forum Expo.

Segundo o palestrante, o CDO apareceu nas empresas que perceberam a necessidade de se transformar. “Hoje, conseguimos separar as empresas em dois grupos: as que nasceram digitais no mercado brasileiro e as que não nasceram digitais, mas estão se transformando”, afirma Sousa. “Notamos que as primeiras estão tomando espaço de mercado das mais tradicionais. O CDO tem um papel fundamental para as que estão tentando se transformar.”

“O CDO tem esse desafio: de conseguir trazer a inovação e conseguir, cada vez mais, se tornar um parceiro para o negócio e manter a empresa relevante”, continua o especialista.

Como conseguir fazer isso?

Quando desenvolvem inovação de software, apenas 8% das empresas conseguem aprovar, construir e implantar a ideia para os usuários em menos de três meses, segundo dados da Forrester Consulting. “Três meses é uma eternidade”, lamenta Sousa. “Nesse período, um requisito de negócio pode não fazer mais sentido, pode ter perdido toda a sua motivação.”

O CDO tem que ser capaz de promover uma mudança de cultura na empresa, mudar paradigmas para que a agilidade seja realmente efetiva em seus processos. É preciso trazer uma nova mentalidade, metodologia no caminho de transição e detectar fatores que podem dificultar ou impedir a organização de sair de sua realidade, diz Sousa.

Ele ensina que a transformação só ocorrerá se houver cinco fatores trabalhando juntos, como uma engrenagem: entrega rápida, experiência extraordinária para clientes, automação, segurança e insights+experimentação. “Esses são os grandes pilares para se chegar à verdadeira agilidade no negócio e conduzir uma grande transformação digital”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.