Catarinense Asaas adquire startup Base ERP

Objetivo é oferecer serviços de gestão financeira como oferta adjacente aos serviços financeiros

Author Photo
5:00 pm - 14 de maio de 2021
Piero Contezini e Diego Piero Contezini, Asaas Piero Contezini e Diego Piero Contezini, respectivamente CEO e vice-presidente da Asaas (Foto: Divulgação)

A fintech catarinense Asaas passará a oferecer funcionalidades de gestão financeira nas soluções de pagamentos e cobranças. A novidade é resultado da aquisição da Base ERP, de Curitiba (PR), que fornece um software SaaS para gestão de pequenos negócios. O objetivo da empresa é “fortalecer o posicionamento enquanto assistente do empreendedor”. O valor do negócio não foi revelado.

A compra anunciada esta semana faz parte da estratégia de crescimento e ampliação da plataforma Asaas, que segundo a empresa atende 56 mil clientes no Brasil. Na última rodada de investimentos recebida pela fintech em 2020 — liderada pelo Inovabra Ventures, do Bradesco, no valor de R$ 37 milhões —, a aquisição de empresas estava prevista.

Com a aquisição, o Asaas assume a operação da Base ERP e integra ao portfólio a oferta das funcionalidades ERP em um modelo transacional, sem mensalidades e sem assinatura recorrente. A cobrança é feita por transação, o que segundo a empresa reduz custos para o empreendedor.

Leia mais: Tendayi Viki: inovar não deveria ser um ato de coragem

Segundo Piero Contezini, CEO da empresa, o negócio não encerra a estratégia de parcerias com outros ERPs de mercado que queiram agregar soluções da Asaas.

“Não vamos concorrer com ERPs. A ideia é disponibilizar aos nossos parceiros de integração por API e whitelabel uma camada de novas funcionalidades com fácil implementação, tornando seus produtos mais completos e entregando ainda mais valor para seus clientes”, diz o executivo.

Atualmente a empresa diz ter integração com 150 parceiros ERPs, que atuam principalmente em verticais específicas.

Próximos passos

A fintech Asaas começou oferecendo métodos de pagamento e de cobrança e automação de processos financeiros e agora quer atender demandas fiscais e de conciliação financeira dos clientes – principalmente micro e pequenas empresas. Também lançou recentemente um cartão pré-pago.

Para ampliar o ecossistema, há a previsão de novas aquisições. O objetivo é adicionar mais funcionalidades ao portfólio da Asaas. A empresa diz que deve anunciar em breve a homologação como instituição de pagamentos junto ao Banco Central.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.