Casa inteligente está na mira dos latino-americanos

Author Photo
1:00 pm - 13 de fevereiro de 2017

A empresa de pesquisa de mercado de TI Context detectou em seu estudo que acima de três quartos dos consumidores consultados nas principais economias da América Latina afirmam que gostariam de saber mais sobre produtos para casa inteligente.

De acordo com a Context, a potencial demanda pela nova tendência tecnológica global traz oportunidades significativas para o setor de TI na América Latina. O levantamento foi realizado em janeiro de 2017 com 2 mil consumidores no Brasil, México, Argentina e Chile.

“Embora esses países demonstrem um nível encorajador de conscientização sobre a casa inteligente, devido à exposição limitada aos novos produtos ou ideias, ainda não há conhecimento detalhado do conceito”, diz Adam Simon, diretor global de Comércio e Varejo da Context.

Ele acrescenta que isso não surpreende pelo fato de nenhum setor ter explicado ou demonstrado claramente o conceito. O que as pessoas sabem sobre a casa inteligente tende a vir de sites online e não do contato pessoal com produtos expostos em lojas, acredita o executivo.

Conceito ainda não entendido

A pesquisa indicou que nove entre dez pessoas tinham, no mínimo, uma dúvida sobre o conceito da casa inteligente, incluindo sobre o mau funcionamento do produto, questões sobre privacidade e roubo de identidade.

“Chegar em casa”, “acordar” e “segurança otimizada” estão entre os três principais cenários que motivam os usuários a comprar produtos relacionados à casa inteligente.

Quanto aos centros de interesse pelo produto, Apple, Amazon e Google parecem ser os mais confiados, de acordo com o estudo. A Amazon lidera no Brasil, a Apple no México e Chile, e o Google na Argentina.

“Apesar da falta de conhecimento mais profundo e das barreiras que isso acarreta, a boa notícia é que existe, em todos os países, o interesse de aprender mais”, diz Simon. “Saber mais especialmente sobre como se pode economizar dinheiro, e como tornar o ‘morar’ mais agradável, mais fácil e melhor.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.