Notícias

Carta ao Neymar pai

Caro Neymar Pai,

Essa carta já começa errada. Porque seu nome não é Neymar “Pai”. Quando as tevês começam a te creditar assim e você não os corrige é porque entende que é a melhor definição sobre você. Não vou discutir em absoluto sua carreira, sua trajetória profissional ou o quanto você foi importante na vida de seu filho. Vou tentar te sugerir que, como pai, chegou a hora de abrir mão.

Abrir mão do controle. Abrir mão de não oferecer a seu filho o melhor dos mundos corporativos: ter exatamente profissionais cuidando de sua imagem. O pai sempre quer o bem para seus filhos e, na maioria das vezes, esse “bem” não está na figura paterna controlando tudo. Porque você tem um componente emocional que corrói a isonomia necessária para tomar decisões complexas, ainda que pareçam ruins, mas certeiras.

Neymar, me escute: há um ano eu recomendei a seu filho que contratasse uma agência de PR boa o suficiente para dizer que o ‘media training’ dele foi falho. E que tirasse o armário das costas. Hoje, suspeito que esse armário esteja duas vezes mais pesado justamente porque não há ninguém que questione as decisões de imagem que vocês tomam.
A melhor atitude que um pai pode ter nessa situação é sair de cena, contratar os melhores gestores de carreira do planeta e apenas observar a situação de seu filho ser revertida. E depois aproveitar a certeza que o movimento foi o mais correto possível.

Quando falamos de marcas, inclusive a que seu filho se tornou, é importante que elas tenham profissionais cuidando de sua durabilidade e credibilidade. Esse papel não pode ser mais seu. Se continuar assim, seu filho continuará sendo visto como “garoto mimado”, “robô das entrevistas” e “marqueteiro”. Ele é um ser humano, que acerta, erra, comemora, se entristece. E é natural de um pai querer proteger o filho de todas as adversidades. Mas não é natural de um gestor de imagem construir uma que não se sustenta.

Repense. ‘Branding’ é coisa séria. Seu filho está na melhor idade para a profissão que escolheu. Em três anos terá mais uma oportunidade de cravar seu nome na história do futebol brasileiro. Até lá, quanto mais a imagem do craque Neymar terá de sangrar para que você tome a sábia decisão de contratar especialistas para cuidar da comunicação de seu filho?

*Bruno Pinheiro é CEO da PiaR Comunicação – Assessoria de imprensa especializada em comunicação para startups e agentes de inovação.

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

7 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

9 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

10 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

10 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

11 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

12 horas ago