Notícias

Carros elétricos chegam a Brasília com 35 pontos de recarga

Nesta segunda-feira, 7, Brasília recebe um novo projeto chamado VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) e voltado para carros elétricos.

O projeto foi realizado em parceria entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). Foi desenvolvido um software de compartilhamento com foco em uso para governos.

Ele acontece em Brasília porque, entre outros, a cidade tem relevo predominantemente plano e tensão de 220 volts, o que facilita a instalação dos eletropostos.

No total, serão 16 carros disponibilizados pela Renault. Os modelos Twizy têm um cronograma de entrega que se encerrará em dezembro de 2019.

Na fase inicial de implementação, o projeto VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e a sede dos órgãos da administração do DF. Os veículos têm autonomia de até 100 Km com velocidade máxima de 80 Km/h.

Brasília mais inteligente

Também, o Governo do Distrito Federal terá dois carros habilitados para o transporte de servidores. Gradualmente, os demais receberão a instalação do software que permite o uso compartilhado.

Desenvolvido pelo PTI, o software MoVe permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, rastrear o automóvel, monitorar a velocidade, a carga de bateria, rotas percorridas e mais informações. Os carros também serão desbloqueados com cartões específicos dos servidores.

“O objetivo da ABDI é divulgar soluções e promover o investimento em eletromobilidade, um dos alicerces estratégicos das cidades inteligentes”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet.

O Distrito Federal recebe 35 eletropostos (pontos de recarga) fabricados pela WEG. Eles serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, qualquer carro elétrico poderá ser recarregado. A iniciativa prevê o incentivo à população para o uso de veículos elétricos. A ABDI afirma que o investimento nos carros e eletropostos foi de R$ 2,1 milhões.

O diretor-superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann, reforça que “veículos elétricos são uma tendência mundial”. Ele cita ainda que “ter estações de recarga adequadas para todas as necessidades será indispensável nesse novo cenário”

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

2 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

3 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

4 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

5 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

6 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

6 horas ago