Carros elétricos chegam a Brasília com 35 pontos de recarga

Projeto VEM DF, realizado em parceria entre a ABDI e o PTI, fornece carros Twizy, da Renault, e 35 eletropostos.

Author Photo
12:17 pm - 07 de outubro de 2019

Nesta segunda-feira, 7, Brasília recebe um novo projeto chamado VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) e voltado para carros elétricos.

O projeto foi realizado em parceria entre a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu). Foi desenvolvido um software de compartilhamento com foco em uso para governos.

Ele acontece em Brasília porque, entre outros, a cidade tem relevo predominantemente plano e tensão de 220 volts, o que facilita a instalação dos eletropostos.

No total, serão 16 carros disponibilizados pela Renault. Os modelos Twizy têm um cronograma de entrega que se encerrará em dezembro de 2019.

Na fase inicial de implementação, o projeto VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e a sede dos órgãos da administração do DF. Os veículos têm autonomia de até 100 Km com velocidade máxima de 80 Km/h.

Brasília mais inteligente

Twizy Intens 02

Também, o Governo do Distrito Federal terá dois carros habilitados para o transporte de servidores. Gradualmente, os demais receberão a instalação do software que permite o uso compartilhado.

Desenvolvido pelo PTI, o software MoVe permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, rastrear o automóvel, monitorar a velocidade, a carga de bateria, rotas percorridas e mais informações. Os carros também serão desbloqueados com cartões específicos dos servidores.

“O objetivo da ABDI é divulgar soluções e promover o investimento em eletromobilidade, um dos alicerces estratégicos das cidades inteligentes”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet.

O Distrito Federal recebe 35 eletropostos (pontos de recarga) fabricados pela WEG. Eles serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, qualquer carro elétrico poderá ser recarregado. A iniciativa prevê o incentivo à população para o uso de veículos elétricos. A ABDI afirma que o investimento nos carros e eletropostos foi de R$ 2,1 milhões.

O diretor-superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann, reforça que “veículos elétricos são uma tendência mundial”. Ele cita ainda que “ter estações de recarga adequadas para todas as necessidades será indispensável nesse novo cenário”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.