Carreira: 4 dicas para se preparar para o futuro, pautado em automação

Fruto de discussões, reflexões, debates, a automação das profissões é assunto que reverbera e levanta muitos questionamentos sobre o futuro do mercado de trabalho. A pesquisa mais recente, realizada por Acadêmicos da Universidade Federal de Brasília (Unb), aponta que 54% dos trabalhos formais no Brasil estão ameaçados pela substituição de máquinas até 2026.

De acordo com Claudio Riccioppo, especialista em recolocação profissional e fundador da Employability, os trabalhadores que souberem desenvolver sua empregabilidade terão uma larga vantagem com essa mudança de cenário.

“Nenhuma indústria está imune arealidade da automação e o que os profissionais podem e devem fazer é desenvolver, diariamente, o que chamamos de empregabilidade – a habilidade de conseguir emprego e renda, sem precisar de um único empregador específico, é ter as rédeas do jogo do emprego em suas mãos, é poder escolher além de ser escolhido por oportunidades profissionais” explica Ricciopo.

Por essa razão, Riccioppo separou quatro dicas de como desenvolver a empregabilidade e se preparar para o futuro da automação. Confira:

1. Atenção às demandas do empregador

Em um universo de milhares de profissionais disputando uma vaga de emprego é de suma importância que o candidato tenha a preocupação de adaptar o currículo aos pré requisitos do anúncio, ou seja, montar seus resultados obtidos e atividades desenvolvidas paralelamente às reais necessidades do contratante para que este entenda que você é o perfil encaixado para a posição.

2. Boa comunicação digital é obrigatório

Ter um perfil campeão no LinkedIn já não é mais um diferencial e sim um pré requisito para ser combativo no processo de busca pelas melhores oportunidades de trabalho, além de ser de suma importância a preocupação com o S.E.O. (search engine optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca) que nada mais é do que técnicas utilizadas para ser melhor ranqueado nos mecanismos de buscas e estando mais facilmente encontrado por selecionadores.

3. Causar boa impressão no primeiro contato

Conhecer de Técnicas de entrevistas e negociação salarial também é de fundamental importância pois não há uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão, a maior parte dos profissionais ao não serem mais contactados pela empresa não sabem o porque deixaram de seguir com seu perfil no processo, este conhecimento permite com que o avaliado possa pensar com a mente do selecionador estando a frente dos fatos para uma melhor performance na apresentação.

4. Não atire para todos os lados

Saber se divulgar é uma arte, a panfletagem de currículos é muito comum no mercado, acreditar que quanto mais currículos são enviados mais chances você terá é um erro enorme, além disso chegará o tempo onde as empresas não mais anunciarão as suas vagas de emprego e sim irão buscar soluções para os seus problemas, investir desde já na criação de uma marca profissional principalmente no universo digital é estar a frente dos acontecimentos, a criação  e uma vídeo apresentação no youtube por exemplo para constar o link em seu LinkedIn e em um cartão de visitas é por exemplo uma estratégia certeira para potencializar a empregabilidade.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

6 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

10 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

11 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

12 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

13 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

14 horas ago