Notícias

Carrefour inaugura primeiras lojas autônomas em São Paulo

A rede varejista Carrefour anunciou nesta sexta-feira (26) a abertura de suas duas primeiras lojas autônomas em São Paulo. As unidades apostam em uma experiência de compra sem mediação humana, em que clientes podem entrar, escolher seus produtos, pagar e sair de forma mais cômoda e rápida.

As unidades autônomas pertencem à bandeira Carrefour Express e estão localizadas no condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo, e no coworking CoW, no Brooklin, em São Paulo. Todos os produtos das unidades podem ser selecionados e pagos pelo cliente utilizando o aplicativo Meu Carrefour, que está disponível para Android e iOS.

O modelo é bem similar ao implementado por lojas da rede Amazon Go, inauguradas ao público em 2018 pela Amazon com o objetivo de reduzir o atrito de compra ao máximo através da tecnologia.

Para adquirir produtos no local, basta que o cliente abra o aplicativo da varejista e escaneie o QR code na porta da unidade para liberar sua entrada. Sempre que escolher um produto, é preciso escaneá-lo com o app, que gerencia o carrinho virtual. Para sair da loja, basta efetuar o pagamento usando um cartão de crédito através do app e novamente escanear o QR code na saída. Em caso de dúvidas, o cliente tem suporte via Whatsapp em tempo real.

“Queremos oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes, independente de perfil e momento de compra. Hoje, por exemplo, já temos 40 lojas com o sistema Scan & Go. Nossa área de inovação está conduzindo um trabalho robusto para criar um ecossistema que conecta todos os nossos negócios em um só aplicativo – o Meu Carrefour –, e as aberturas de lojas autônomas fazem parte dessa jornada”, afirma Luiz Rufino, diretor de Inovação do Carrefour.

Além de cômodo, o novo modelo de lojas é integrado à estratégia de dados do Carrefour, que cruza informações do varejo com áreas como inovação, TI e marketing para garantir ofertas de produtos mais eficientes e uma entrega de comunicação de conteúdos relevantes.

Exemplo disso é a varidade entre as duas lojas autônomas: como uma está localizada dentro de um centro comercial e a outra em uma área comum de condomínio residencial, os visitantes serão impactados com um portfólio de produtos e ofertas diferenciadas em cada unidade.

A unidade do coworking CoW, com 60 m², tem como foco um consumidor no qual seu dia gira em torno do trabalho e precisa de produtos que lhe apoiem nas necessidades antes, durante e após o expediente. Enquanto a loja do condomínio residencial Domo Life e Prime, com 43 m², atende um público que precisa de itens esporádicos, seja por urgência de uma demanda ou apenas para abastecer sua despensa.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

7 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

20 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago