Notícias

Carnaval: como a tecnologia mudou a forma de comprar e vender na folia

Além de ser uma festa muito importante para o calendário e a cultura do Brasil, o Carnaval é um verdadeiro combustível para a Economia do país. A Confederação Nacional do Comércio prevê que as celebrações deste ano vão movimentar R$ 8 bilhões, o que seria o maior valor desde 2015.

Trata-se, portanto, de uma grande oportunidade para comerciantes em geral aumentarem suas receitas e ter fôlego para o resto do ano. Mas, para isso, é importante se atualizar das tendências de consumo dos brasileiros.

A tecnologia não mudou apenas nossa maneira de se comunicar, trabalhar e se locomover. Celebrações tradicionais de diversas culturas pelo mundo também vêm se transformando com a digitalização do nosso modo de viver. No Carnaval, não é diferente.

Seja no Sambódromo, nos blocos de rua ou nos trios elétricos, as transformações tecnológicas estão presentes, modificando principalmente nossa forma de consumir antes e durante a folia.

Confira algumas mudanças que a tecnologia trouxe à nossa forma de comprar e vender no Carnaval:

Adeus, dinheiro vivo!

Para quem gosta de celebrar o Carnaval nas ruas, andar com dinheiro vivo no bolso sempre foi um problema. Em locais de aglomeração, aumentam as chances de perder notas e moedas, sem contar o inconveniente de ter que abrir a carteira e contar dinheiro toda vez que for comprar alguma coisa.

Nos últimos tempos, vendedores ambulantes autorizados começaram a se adequar aos avanços tecnológicos e passaram a andar com maquininhas de cartão. Para 2020, com o crescimento dos cartões que realizam pagamentos por aproximação, a tendência é de mais segurança e menos demora na hora de comprar.

“Os pagamentos por aproximação são mais seguros porque em nenhum momento o cartão sai da sua mão. Sem contar a rapidez, já que nem sempre será necessário colocar a senha. No entanto, justamente por essa questão da senha, é muito importante guardá-lo num local extremamente seguro para evitar furtos”, afirma João Pedro Tonini, VP de tecnologia e produtos da Wirecard Brasil.

Adeus, calote!

Se você estiver curtindo a folia em um grupo de amigos, provavelmente as despesas com comidas e bebidas serão divididas. Com as contas digitais, fazer transferências ficou muito mais simples e rápido. Isso facilita na hora da divisão dos custos, evitando os famosos “calotes” e prejuízos para quem ficou responsável por fazer as compras.

Para quem é comerciante, receber pagamentos por meio de carteiras digitais é uma ótima opção para melhorar a experiência do cliente e aumentar ainda mais as receitas. Além da praticidade de comprar pelo QR Code, podendo deixar os cartões em casa, o consumidor muitas vezes tem acesso a descontos ou cashbacks que o incentiva a utilizar essas plataformas de pagamento.

Adeus, filas e aglomerações

O Carnaval de rua brasileiro é um show de criatividade. Fazer a própria fantasia é uma tradição muito antiga e importante da festa, por isso, grandes centros comerciais costumam ficar lotados nessa época do ano. Mas nem tudo está perdido para quem quer curtir a folia com estilo, mas não tem tempo de encarar as lojas cheias.

Muitos comerciantes vêm utilizando o Instagram para anunciar seus produtos especiais de Carnaval: camisetas com frases engraçadas, adereços, glitter, tintas… Sem filas e sem stress, você pode montar sua fantasia de modo personalizado e festejar com mais estilo.

“Para o comerciante, é essencial se adequar a essas mudanças na maneira de consumir para não ficar para trás. Festas como o Carnaval são uma oportunidade excelente de aumentar as vendas e fazer mais clientes. Por isso, é importante investir na experiência do consumidor e facilitar o momento da compra”, aponta Tonini.

Recent Posts

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

7 minutos ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

57 minutos ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

2 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

3 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

3 horas ago

Behavioral Banking: um novo superpoder no relacionamento com o consumidor

América Latina e Caribe são celeiros de startups, fintechs e inovações. Nos últimos anos, a…

5 horas ago