Capgemini anuncia novo laboratório e acordo com a IBM para se tornar um IBM Quantum Hub

Author Photo
1:00 pm - 08 de fevereiro de 2022
computação quântica Foto: AdobeStock

A Capgemini anunciou, nesta segunda-feira (7), seu novo laboratório dedicado, que conta com uma equipe de especialistas em tecnologia quântica de diferentes países. O Q-Lab da Capgemini, um IBM Quantum Hub, coordenará programas de pesquisa para desenvolver propostas de clientes voltadas para negócios de setores com maior probabilidade de se beneficiar das tecnologias quânticas no futuro, como ciências da vida, serviços financeiros, automotivo e aeroespacial.

“A tecnologia quântica vai revolucionar a forma como processamos, sentimos e nos comunicamos, e criará novas indústrias e modelos de negócios ao longo do caminho”, disse Pascal Brier, Diretor de Inovação da Capgemini e membro do Comitê Executivo do Grupo. “Nossa colaboração com a IBM nos permitirá explorar o vasto potencial da computação quântica, trazendo aos nossos clientes os principais recursos e habilidades disponíveis no mercado hoje e amanhã”.

A iniciativa inclui uma colaboração com a IBM para ajudar os clientes a construir e maximizar seus compromissos nas áreas de computação quântica. O acordo da empresa com a IBM para se tornar um IBM Quantum Hub fornecerá aos clientes da Capgemini acesso aos sistemas de computação quântica da IBM. Seus clientes terão acesso ao processador de 127 qubits da IBM, ‘Eagle’, bem como a experiência quântica da IBM e o Qiskit, kit de desenvolvimento de software de informação quântica de código aberto da IBM.

O Quantum Lab da Capgemini (Q-Lab) é composto por especialistas em tecnologia quântica e instalações especializadas no Reino Unido, Portugal e Índia.

“Estabelecer uma indústria quântica exigirá um foco profundo na expansão do ecossistema de computação quântica nos setores público e privado – algo que a IBM não pode fazer sozinha”, disse Jay Gambetta, IBM Fellow e VP, Quantum Computing da IBM. “Ao trabalhar com a Capgemini, os clientes têm ainda mais opções de experiência prática para desenvolver provas de conceitos para explorar o potencial da computação quântica em uma variedade de indústrias e negócios”.

O Q-lab se concentrará em três áreas de criação de valor para os clientes: Quantum Computing; Quantum Communications; e Quantum Sensing.

O Quantum Computing refere-se ao uso de propriedades quânticas para realizar cálculos. As principais áreas de aplicação são aquelas que exigem otimização complexa, simulação ou machine learning para solução de problemas, como em segmentos que dependem de instalações de computação pesada – design molecular em ciências da vida, dinâmica de fluidos no setor aeroespacial ou modelos financeiros estocásticos, por exemplo.

Para soluções que envolvem a transmissão e o controle de informações usando as leis da mecânica quântica, o Q-lab oferece a área Quantum Communications. As comunicações quânticas seguras podem ter um impacto imenso em áreas críticas para a ciência, indústria e segurança de dados. A área pretende permitir que os clientes acessem o novo campo de possibilidades trazidas pelas tecnologias quânticas, em particular na computação confidencial, armazenamento e compartilhamento de dados.

Já a área denominada Quantum Sensing refere-se à medição de estados quânticos, que são extremamente sensíveis a perturbações. A detecção quântica sustenta os avanços em tudo, desde diagnóstico médico, transporte autônomo e indústrias inteligentes. Ele pode ajudar na medição de campos elétricos e magnéticos com precisão, medindo quantidades físicas em relação a propriedades atômicas e usando emaranhamento quântico para melhorar a sensibilidade ou a precisão.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.