Canais digitais aceleraram foco no consumidor, dizem 85% dos CIOs

O uso acelerado de canais digitais para atendimento ao consumidor têm alterado as estratégias organizacionais e de tecnologia para a maioria dos líderes de TI. Segundo estudo da WSO2  realizado com 500 tomadores de decisões da área de TI, 85% deles concordam que existe uma urgente mudança de foco para as experiências digitais dos consumidores. Além disso, 73% dos entrevistados dizem que este movimento dentro de suas organizações foi repentino.

O relatório da WSO2 analisa as estratégias destes profissionais de TI, bem como os obstáculos que enfrentam para entregar novas experiências digitais.

A maturidade acerca do entendimento das experiências digitais dos clientes varia entre a hierarquia das organizações, apontou o estudo. Entre os executivos C-Level, 52% disseram que suas companhias compreendem muito bem, comparado com as percepções de diretores (30%) e de gerentes (22%). “As respostas sugerem uma possível desconexão entre os tomadores de decisão no topo da hierarquia e aqueles que estão mais envolvidos no aprimoramento das experiências dos clientes no dia a dia”, analisa o estudo.

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Um desafio constante para CIOs, a falta de desenvolvedores de software teve um um impacto negativo nos negócios na visão dos 51% dos líderes de TI entrevistados. Mais da metade (54%) indica que a escassez destes profissionais atrasou seus projetos e reduziu a produtividade, enquanto 48% relata que isso desacelerou a inovação.

Para lidar com esta demanda, as empresas estão apostando na combinação de recrutamento, desenvolvimento profissional e estratégias de tecnologia. Entre os tomadores de decisão de TI, 40% afirmam que estão aumentando a automação e 87% pensam ser provável que mais profissionais que não são desenvolvedores usem ferramentas de desenvolvimento low-code ou no-code durante os próximos três anos.

Enquanto isso, 54% dos entrevistados dizem que suas organizações estão treinando outros colaboradores em desenvolvimento e 65% identificam o desenvolvimento nativo em nuvem como a habilidade que suas empresas mais necessitam.

“Para a maioria dos entrevistados, a habilidade de entregar experiências digitais inovadoras rapidamente está se tornando um fator essencial para que possam competir”, diz Eric Newcomer, Chief Technology Officer da WSO2. “Os benefícios de soluções nativas em nuvem, como escalabilidade, resiliência e agilidade são integrais para a experiência, mas não são simples de serem obtidos. A automação da implementação também é importante, mas adiciona sua própria complexidade. Os desenvolvedores, principalmente os que têm conhecimento, estão em falta, e precisam de ferramentas melhores para competir e terem sucesso”.

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