Notícias

Canadá reforça controle sobre investimentos estrangeiros em setores de alta tecnologia

O Canadá está intensificando sua vigilância sobre investimentos estrangeiros em setores cruciais de alta tecnologia, como inteligência artificial, computação quântica, tecnologia espacial e minerais críticos. Sob novas regulamentações, empresas não canadenses serão obrigadas a informar o governo com antecedência antes de investir ou adquirir entidades canadenses nessas áreas, permitindo que o governo conduza revisões de segurança nacional.

François-Philippe Champagne, Ministro da Indústria do Canadá, em entrevista à Bloomberg, explicou que essas medidas visam dar ao governo tempo para conduzir uma revisão de segurança nacional antes que qualquer transação avance muito. Champagne também mencionou que as regras mais rigorosas podem ser aplicadas a investimentos em outros setores, além de destacar a importância de adaptar as regulamentações para a realidade do mercado.

Leia mais: Quebec, no Canadá, abre 15 vagas para profissionais de TI

A iniciativa reflete uma mudança significativa na política de investimentos do Canadá, que historicamente teve uma política de portas abertas para aquisições estrangeiras, mas que, desde a crise financeira global de 2008, passou a adotar uma abordagem mais cautelosa em relação aos investimentos estrangeiros. Exemplo disso foi a tentativa frustrada do BHP Group, mineradora e petrolífera anglo-australiana, de comprar uma grande mineradora de potássio canadense, além da imposição de limitações ao investimento chinês na indústria petrolífera.

Recentemente, o Governo Trudeau também anunciou medidas mais rígidas para investimentos estrangeiros na indústria de jogos eletrônicos, preocupado com a possibilidade de atores ligados a governos hostis usarem esses jogos para espalhar desinformação, além da preocupação com o acesso aos dados dos usuários canadenses.

O governo também implementou medidas para evitar que empresas estrangeiras assumam o controle de produtores locais de minerais críticos, incluindo a ordem para entidades chinesas se desfazerem de participações em produtores de lítio. Embora empresas chinesas continuem investindo em mineradoras canadenses de menor porte. Alguns mineiros expressaram preocupações com as restrições do Canadá ao investimento chinês, temendo que isso dificulte a produção de metais essenciais para baterias de veículos elétricos e a transição global para energia limpa.

No entanto, Champagne respondeu destacando os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Coreia do Sul como importantes fontes alternativas de investimento, mencionando acordos de cooperação em minerais críticos assinados pelo governo com esses países. Além disso, o ministro observou que algumas empresas de mineração estão estabelecendo parcerias diretas com fabricantes, como a General Motors Co. e a Panasonic Holdings Corp., que recentemente anunciaram um acordo para adquirir materiais de baterias de veículos elétricos da empresa canadense Nouveau Monde Graphite Inc., de Quebec, enquanto investem na mineradora local.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

7 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

9 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

9 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

11 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

13 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

13 horas ago