Câmera vai fazer mapeamento tridimensional do universo

Projeto tem participação de pesquisadores da USP e do Observatório Nacional

Author Photo
8:30 am - 21 de julho de 2020
Mapeamento tridimensional

geCom ajuda de pesquisadores de institutos da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório Nacional (ON) cientistas poderão fazer um mapeamento tridimensional do céu que cobre Javalambre, na Espanha. A instalação da câmera JPCam, que conta com a participação dos brasileiros foi concluída no fim de junho. O equipamento agora faz parte do telescópio do Observatório Astrofísico de Javalambre  (OAJ).

O projeto pretende entregar um mapa do céu, cobrindo uma área de 8.500 graus quadrados visíveis a partir de Javalambre. Os cientistas brasileiros que colaboraram no projeto são do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física, ambos da USP. Além de membros do time do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro.

Com essas imagens, é esperado um avanço nos estudos sobre energia escura e a expansão acelerada do universo. Também há a expectativa de que o mapa ajude a “entender a estrutura da Via Láctea e a formação e evolução de outras galáxia”, de acordo com informações publicadas no Jornal da USP.

A JPCam registrou em 29 de junho sua primeira luz técnica. Uma etapa que serve para verificar se o funcionamento do equipamento e do telescópio estão de acordo com as especificações necessárias.

Pesquisa Game Brasil: quase 75% dos brasileiros curtem jogo eletrônicos

Portanto, o sucesso nessa fase animou os cientistas. “Tivemos resultados fantásticos, medindo uma qualidade de imagem excelente e homogênea em todo o campo de visão, tal qual esperado.”, comentou Antonio Marín-Franch, gerente de projeto da JPCam, em entrevista ao veículo da universidade brasileira.

Além do mapeamento tridimensional, os dados coletados também podem ser usados no estudo de asteroides do Sistema Solar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.