Câmera vai fazer mapeamento tridimensional do universo
Projeto tem participação de pesquisadores da USP e do Observatório Nacional

geCom ajuda de pesquisadores de institutos da Universidade de São Paulo (USP) e do Observatório Nacional (ON) cientistas poderão fazer um mapeamento tridimensional do céu que cobre Javalambre, na Espanha. A instalação da câmera JPCam, que conta com a participação dos brasileiros foi concluída no fim de junho. O equipamento agora faz parte do telescópio do Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ).
O projeto pretende entregar um mapa do céu, cobrindo uma área de 8.500 graus quadrados visíveis a partir de Javalambre. Os cientistas brasileiros que colaboraram no projeto são do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física, ambos da USP. Além de membros do time do Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro.
Com essas imagens, é esperado um avanço nos estudos sobre energia escura e a expansão acelerada do universo. Também há a expectativa de que o mapa ajude a “entender a estrutura da Via Láctea e a formação e evolução de outras galáxia”, de acordo com informações publicadas no Jornal da USP.
A JPCam registrou em 29 de junho sua primeira luz técnica. Uma etapa que serve para verificar se o funcionamento do equipamento e do telescópio estão de acordo com as especificações necessárias.
Pesquisa Game Brasil: quase 75% dos brasileiros curtem jogo eletrônicos
Portanto, o sucesso nessa fase animou os cientistas. “Tivemos resultados fantásticos, medindo uma qualidade de imagem excelente e homogênea em todo o campo de visão, tal qual esperado.”, comentou Antonio Marín-Franch, gerente de projeto da JPCam, em entrevista ao veículo da universidade brasileira.
Além do mapeamento tridimensional, os dados coletados também podem ser usados no estudo de asteroides do Sistema Solar.