Notícias

Por que o call center na nuvem vai crescer significativamente no Brasil?

O mercado de Contact Center as a Service (CCaas) está em um momento aquecido no Brasil. A concorrência entre empresas nacionais e a chegada de multinacionais ao país estimula todas as companhias a evoluir a solução, além ampliar as ações que mostram as qualidades e vantagens do CCaaS na jornada do cliente.

De acordo com o relatório da consultoria norte-americana Allied Market Research, a indústria global das soluções CCaaS deverá atingir US$ 19,8 bilhões até 2031. O estudo Frost Radar – Latin American Cloud Contact Centers 2023 aponta que a receita com CCaaS na América Latina foi de US$ 271,6 milhões, em 2022, e o mercado no continente seguirá uma taxa crescimento anual composta (CAGR) de 26,4% até 2029. O Brasil é um dos principais mercados da região.

Leia também: Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas 

O CCaaS permite que as áreas de Atendimento ao Cliente gerenciem interações multicanal de forma completa da perspectiva do cliente e do colaborador, gerando ganhos aos consumidores e à empresa. De forma simples, a plataforma possibilita integrar diversos canais de comunicação como chat, ligação, e-mail, SMS ou WhatsApp em uma única interface.

O acesso ao legado de relacionamento e a unificação de conversas possibilita às empresas melhorar a comunicação em um mundo cada vez mais multicanal. Segundo pesquisa apresentada pela agência Dentsu, na South by Southwest deste ano, mais de 1 bilhão de pessoas enviam mensagens para plataformas de negócios semanalmente e cerca de 50 milhões ficam sem respostas, custando mais de US$ 2 bilhões por ano para as marcas.

O estudo ainda aponta que 140% dos consumidores que tiveram experiências positivas tem chances de realizar uma nova compra.

Outro fator que estimula o crescimento do CCaaS é o impacto que a inteligência artificial (IA) pode promover na assistência à comunicação com os clientes, independente da tecnologia ser aplicada no próprio atendimento por meio de um bot ou apoiando o profissional que atende o cliente. O Gartner também aponta que a aplicação da IA em soluções CCaaS pode reduzir os custos mundiais com mão de obra no call center em US$ 80 bilhões em 2026.

Benefícios aos clientes e colaboradores

Uma solução CCaaS facilita o atendimento personalizado e apoia o atendente, que consegue saber a posição do cliente na jornada de compra. A tecnologia fornece informações importantes aos colaboradores como a última vez que o usuário interagiu com a empresa, o meio de contato escolhido (ligação, chat, mensagem de texto ou whatsapp), a intenção do contato e o resultado da solução.

Com estas informações em mãos, os atendentes podem se preparar para solucionar às demandas dos clientes em cada etapa da jornada de compra.

O CCaaS possibilita às empresas fazer a correspondência do perfil do cliente e do atendente, o que possibilita selecionar o colaborador mais adequado para interagir com o cliente quando é necessário um atendimento humano.

Se a interação do usuário com a empresa é feita por bots, a experiência para o consumidor é impactada por um design conversacional, estruturado, seguro e no canal de preferência do cliente. As interações com bots, mesmo que automatizadas, são humanizadas, empáticas e personalizadas.

Escalabilidade e novas soluções

Embora sejam esperados compromissos mínimos, como qualquer serviço em nuvem, o CCaaS oferece a possibilidade de uma empresa aumentar ou diminuir a escala de acordo com os requisitos do negócio.

Uma varejista, por exemplo, pode adicionar novos funcionários ao seu contact center em períodos de grandes promoções e reduzir esse número ao final do evento. Isso é possível pois um contact center na nuvem funciona simultaneamente para colaboradores remotos e do escritório. Tudo que a organização precisa fazer é adicionar os novos colaboradores à inscrição mensal, fornecer a eles um navegador da web e já é possível atender clientes.

O CCaaS, como todas as soluções na nuvem, oferece benefícios de personalização, escalabilidade e constante evolução que possibilitam melhorar os resultados para as empresas, seus colaboradores e clientes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

EXCLUSIVA: CTO da IBM acredita que AIOps será realidade da maioria das empresas

Após experimentações e estudos, 2024 é o ano em que as empresas realmente estão levando…

24 minutos ago

Empresas chinesas de IA disputam mercado após restrições da OpenAI

O jornal estatal chinês Securities Times divulgou na terça-feira que a OpenAI, empresa por trás…

55 minutos ago

IA precisa de rigor e ética, defende presidente da Febraban

A transformação tecnológica no setor bancário brasileiro atingiu níveis nunca vistos, com um aumento de…

2 horas ago

“É preciso que a comunidade de TI se manifeste”, diz pró-reitor da USP sobre corte em repasses para a Fapesp

Para Paulo Nussenzveig, pró-reitor da Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade empresarial…

14 horas ago

Certifica compra Bry Tecnologia e se funde com a Syngular

A Certifica, especializada em certificados digitais, anunciou a compra do controle acionário da Bry Tecnologia,…

16 horas ago

Demanda por profissionais de IA cresce 39% no quadrimestre e salários estão em alta

As contratações de profissionais qualificados em IA cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, na…

18 horas ago