Cade investiga suposto cartel de componentes eletrônicos para telecom

Author Photo
5:35 pm - 02 de fevereiro de 2016
Cade investiga suposto cartel de componentes eletrônicos para telecom

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nesta terça-feira (2/2) um processo administrativo que visa investigar suposta prática de cartel no mercado nacional de componentes eletrônicos para o setor de telecomunicações.

As empresas investigadas são Araguaia Indústria, Comércio e Serviços Ltda. – EPP; Corning Comunicações Ópticas S/A; Corning Incorporated; Quadrac Telecomunicações e Informática Ltda.; Redex Telecomunicações Ltda. e Tyco Electronics Brasil Ltda. 

As empresas fabricam componentes eletrônicos, tais como Linha de Assinante Digital Assimétrica (ADSL), blocos de distribuição, caixas de distribuição, conectores, conjuntos de emendas, proteção elétrica e redes ópticas, utilizados para a construção ou manutenção da rede fixa (óptica e metálica) de empresas privadas responsáveis pelo serviço de telefonia (voz e internet banda larga).

De acordo com o parecer, há evidências de que, a partir de acordos bilaterais, as empresas fixavam preços e dividiam o mercado por meio da combinação de valores, condições, vantagens ou abstenção de participação nas licitações de empresas privadas de telecomunicação.

De acordo com o Cade, as práticas eram conduzidas por, pelo menos, 12 pessoas físicas ligadas às empresas investigadas e teriam sido implementadas por meio de reuniões presenciais, ligações telefônicas e troca de e-mails. A conduta ilícita teria ocorrido, possivelmente, entre 2009 e o primeiro semestre de 2014.

Com a instauração do processo administrativo, os acusados serão notificados para apresentar suas defesas. Ao final da instrução processual, a superintendência-geral optará pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do Cade, responsável pela decisão final.

*Com informações do Cade

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.