C&A usa redes sociais como fonte para criar forma diferenciada de fazer moda

Projeto Mindse7 conta com coleções-cápsulas, lançadas semanalmente, inspiradas nos desejos da sociedade

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10:39 am - 09 de janeiro de 2019
Mídias Sociais na CeA

A fonte de inspiração da C&A para a criação dos seus produtos vem das ruas, das redes sociais e das tendências capturadas em viagens de pesquisa. Essa evolução ganhou o nome de Mindse7, um projeto que conta com peças flexíveis, que conversam com todas as gerações de clientes. Uma inovação no modelo de negócio que materializa a voz das redes sociais.

No projeto, a linha de peças é desenvolvida por grupo multidisciplinar em um formato que a empresa acredita irá revolucionar o modelo tradicional de moda. A proposta do Mindse7 é desenvolver uma nova forma de fazer e pensar a moda, com coleções-cápsulas, lançadas semanalmente e cuja inspiração vem diretamente da própria sociedade.

De acordo com a C&A, a empresa possui estreito relacionamento com seus clientes nas redes sociais nas quais está presente (principalmente Facebook e Instagram). Além do constante monitoramento sobre o que os clientes compartilham e falam sobre a marca, a companhia preocupa-se em manter um diálogo aberto com os consumidores para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e também entender sobre qual tipo de moda eles desejam ver nas suas lojas.

O material recolhido pelas equipes de atendimento, SAC e e-commerce é enviado para a o Mindse7, que utiliza essas informações para compor as coleções-cápsula.

De acordo com Paulo Correa, presidente da C&A Brasil, a empresa entende a moda como uma plataforma de expressão, um termômetro dos desejos das pessoas, que deve ser cada vez mais atual, democrática, versátil e fácil de usar. “Por isso, temos trabalhado com o objetivo de entregar a moda que o cliente quer, na hora e do jeito que ele quiser, independente de idade ou estação do ano”, relata o executivo.

Para atingir esse objetivo, ele diz, é preciso interagir o tempo todo com os clientes e buscar processos ágeis que respondam às suas expectativas. “Isso tudo fortemente alavancado pela cultura digital, com suporte tecnológico, organizado em células ágeis, integrando fornecedores e clientes em um movimento de cocriação que materializa o nosso propósito de ser uma plataforma para conectar as pessoas por meio da moda.”

A criação de uma linha de forma tão ágil está diretamente relacionada ao objetivo de proporcionar a melhor experiência de compra ao atual perfil do consumidor extremamente conectado e antenado às principais influências de moda, segundo a empresa.

“Por isso, oferecemos mais do que produtos de moda: trabalhamos para proporcionar ao nosso cliente experiências inovadoras e integradas em que ele toma a decisão do que, quando, como e onde consumir”, completa o executivo.

O Mindse7

O projeto começou há pouco mais de três meses, quando o grupo multidisciplinar, chamado Mindse7, se reuniu para pensar em uma maneira de renovar o jeito de fazer moda dentro de uma empresa com mais de 40 anos de tradição no Brasil e mais de 175 anos no mundo. A inspiração veio de modelos de trabalho adotados por empresas do Vale do Silício (EUA).

De acordo com a C&A, o Mindse7 foi criado com a proposta de mudar o modelo de desenvolvimento de coleção, agilizando o processo de produção, atendendo cada vez melhor às demandas dos consumidores. Para isso, a empresa envolveu todos os fornecedores, tornando-os cocriadores.

Primeiramente, foi definida uma equipe multidisciplinar, que se reuniu para pensar em soluções ao desafio de desenvolver um novo processo de produção, em uma empresa de moda com mais de 40 anos somente no Brasil. Essa equipe é responsável por trazer os “insights”, enquanto o fornecedor propõe quais peças e com quais materiais pode produzir, num modelo inédito de cocriação.

A ideia de envolver os clientes para a criação de modelos mais assertivos e em linha com as suas expectativas surgiu a partir de viagem ao Vale do Silício (EUA), reduto tecnológico global, onde a C&A identificou outros modelos de trabalho também efetivos.

Desafios e conquistas

O maior desafio do projeto foi encontrar maneiras de desenvolver coleções atuais, de qualidade e com mais agilidade. E ainda o de implementar um novo modelo de gestão, que passou a ser feito por uma equipe multidisciplinar, com base na metodologia Agile, e que inclui os fornecedores na cocriação das peças.

Superados os desafios, a C&A garante que entre os ganhos veio a certeza de que é possível produzir uma moda que atenda às mais diferentes demandas, de um consumidor cada vez mais conectado e informado. E também a redução do tempo de espera do consumidor para obter esse produto – uma coleção-cápsula Mindse7 é desenvolvida e disponibilizada para venda em até 35 dias.

Um feito inédito apontado pela empresa foi a inclusão do fornecedor na cocriação das peças do projeto, considerado um passo significativo não só para os negócios da C&A, mas também para a formação e desenvolvimento do fornecedor, tornando-o mais competitivo.

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