ByteDance e Broadcom negociam desenvolvimento de chip avançado de IA

As empresas planejam desenvolver um chip de IA avançado de 5 nanômetros para os data centers da gigante chinesa, alinhando-se às restrições comerciais

Author Photo
4:32 pm - 24 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

A ByteDance, empresa por trás do TikTok, está intensificando esforços para competir diretamente com gigantes globais como Meta, Microsoft e Google, através de uma nova parceria estratégica com a californiana Broadcom para desenvolver um chip avançado de inteligência artificial (IA).

O objetivo é não apenas fortalecer sua posição no mercado de tecnologia, mas também alinhar-se com as recentes restrições comerciais impostas pelos EUA à China, de acordo com informações da Reuters.

As negociações concentram-se na elaboração de um chip personalizado de 5 nanômetros, destinado a substituir o atual chip de 7 nanômetros fornecido pela Broadcom para os data centers da ByteDance, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

A Broadcom tem sido fornecedora de equipamentos de servidor e rede para a ByteDance, mas em uma declaração aos investidores em março, a Broadcom revelou que havia adicionado um novo cliente para seu negócio de aceleradores de IA para consumidores, com produtos programados para serem enviados nos próximos meses.

Leia também: EUA x China: sanções americanas impulsionam autossuficiência tecnológica chinesa 

Este novo chip estaria sendo projetado para posicionar a ByteDance em competição direta com os líderes do setor, bem como para garantir conformidade com as exigentes restrições comerciais dos Estados Unidos que afetam as relações comerciais com a China, conforme indicado por fontes próximas às negociações.

O objetivo é assegurar um fornecimento contínuo de chips essenciais para sustentar as operações da ByteDance, que incluem, além da maior plataforma mundial de vídeos curtos, os serviços populares na China, Douyin e Toutiao. Além disso, o chatbot de IA Doubao da ByteDance alcançou grande popularidade na China este ano, destacando a crescente importância da IA para a empresa.

Caso o acordo seja finalizado, a fabricação do chip personalizado ficará a cargo da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC).

Representantes da ByteDance, Broadcom e TSMC não responderam aos pedidos de comentário da Bloomberg sobre as negociações em andamento.

*Com informações da Bloomberg e Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.