O momento do Brasil é desafiador para empresas de diversos setores. Em meio a um dos piores cenários econômicos da história do País, qualquer centavo faz diferença. Para empresas, cada segundo ou cada processo otimizado pode ser o diferencial para a sobrevivência do negócio, por isso a busca incessante das companhas por processos que tragam redução de custos e mais produtividade.
É nesse cenário que a Zebra Technologies quer avançar seus negócios no País. “Com nossas soluções, buscamos prover produtividade, redução de custos e conforto do usuário. O mercado busca ser eficiente e é isso que trabalhamos, sobretudo nos cinco mercados críticos que atuamos – varejo, transporte e logística, manufatura, saúde e hotelaria”, declarou Vanderlei Ferreira, country manager da empresa, em entrevista ao IT Forum 365. Baseado nessa perspectiva, o executivo estipulou a meta de crescer dois dígitos em 2017.
O nome Zebra surgiu por conta do código de barras – o que mostra o foco da multinacional norte-americana, que atua em atividades de missão crítica, fornecendo soluções como leitores de RFID e código de barras e impressoras portáteis. “Acompanhamos toda a cadeia de suprimento, desde o nascimento do produto a armazenamento e venda”, explica Ferreira.
Mais do que hardwares, com diversos produtos portáteis disponíveis no portfólio, a companhia também busca desenvolver softwares como complemento às soluções. Esse foco aumentou em 2014, com a aquisição da Motorola Solutions.
Ferreira cita dois setores importantes que se encaixam nesse perfil que a empresa está se baseando: varejo e logística.”Varejo é um setor que busca muita inovação. Identificar comportamentos como a frequência de procura por produtos e o tempo que precisa ser reposto é essencial para o setor, por exemplo. Já a logística busca muita precisão. O produto precisa separado e entregue corretamente dentro do prazo, senão irá frustrar o cliente”, comenta.
Nessa busca por prover tecnologias que geram mais produtividade aos clientes, o principal lançamento da companhia no ano foi o TC8000, computador portátil que promete aumentar a produtividade em 14%. Por meio de um aparelho até 33% mais leve que modelos tradicionais, a solução reduz a fadiga dos trabalhadores e adiciona uma hora extra de produtividade por operador ao dia de trabalho.
O equipamento foi projetado para ficar de frente para o usuário durante o escaneamento e, com uma tela maior, elimina a necessidade de inclinar e verificar cada ação, aumentando a eficiência. “Os operadores ficam maravilhados quando apresentamos uma solução como essa para eles. O equipamento melhora as atividades do dia a dia”, conta Ferreira.
Prova de que o foco realmente é em equipamentos de identificação e rastreabilidade (90% dos esforços da companhia) é a venda recente da unidade de wireless LAN (WLAN) para a Extreme Networks em negócio de US$ 55 milhões. “Essa área foi um serviço adicional que era vendido como solução complementar. Não era o nosso foco. A Zebra decidiu desfazer dessa área para focar naquilo que somos realmente bons. Vendemos para uma empresa especialista no assunto.”
Evolução IoT
A Zebra está também ligada no mercado de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “IoT vem como tecnologia complementar para que o já tínhamos – é uma evolução natural que traz possibilidade de interagir com o cliente final, ou seja, empresas podem ficar mais próximas do consumidor”, diz Ferreira.
O papel da Zebra para IoT é fazer a ligação entre as aplicações e os dados coletados por beacons. Um caso prático de atuação da empresa com esse tipo de tecnologia é na NFL (National Football League), liga de futebol americano dos EUA. Cada jogador tem dispositivos beacons instalados na proteção nos ombros e esses sensores captam dados dos atletas para que as informações possam ser acessadas pelos técnicos da equipe. Com os dados em mãos, é possível definir novas estratégias ou até mesmo avaliar o comportamento do jogador – se está rendendo abaixo da média, por exemplo.
“A Zebra fornece a inteligência do processo de IoT. Temos parceiros que fornecem os sensores e outros que implementam a solução de acordo com a regra de cada negócio”, explica.
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