BRF se une à Microsoft para reduzir em 45% consumo de energia em PCs

Para isso, fabricante de alimentos implementou uma nova solução de gerenciamento de energia do Microsoft System Center em cerca de 12 mil computadores

Author Photo
9:00 am - 09 de agosto de 2019

A empresa de alimentos BRF implementou uma nova solução de gerenciamento de energia do Microsoft System Center em cerca de 12.000 computadores da empresa e, com isso, reduziu em 45% o consumo de energia utilizada para abastecer as máquinas. A tecnologia em questão monitora quando o equipamento está ocioso e reduz automaticamente o seu consumo.

Em números, destaca a BRF, há uma redução de 1,6 milhão de kw/h, o que gera uma economia de aproximadamente R$ 720.000 ao ano. Para efeito de comparação, esta energia é suficiente para abastecer cerca de 850 residências durante um ano.

A nova tecnologia implementada pela fabricante de alimentos tem capacidade de gerenciar todo o datacenter, diagnosticando e solucionando eventuais problemas, além de automatizar tarefas e aumentar a velocidade dos processos.

“Do ponto de vista de tecnologia, estamos usando o melhor para não consumir energia desnecessariamente, assim, focamos na produção de alimentos e otimizamos os custos”, explica André Mainardes, coordenador de TI da BRF.

Para viabilizar a redução do consumo de energia, a BRF atualizou as suas máquinas para o Windows 10 por conta da maior compatibilidade com o System Center. Segundo a companhia, o sistema operacional também foi importante na implantação do novo dispositivo, já que ele tem facilidades para automatizar as práticas de economia de energia.

O processo foi dividido em etapas para que os computadores pudessem ser atualizados com o menor impacto possível. “Fizemos uma unidade piloto e, quando ela operou conforme gostaríamos, replicamos para as demais plantas de maneira gradativa”, afirma Sandro Baseggio, analista de TI da BRF.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.