BRF melhora eficiência e evita desperdícios no campo com Agro Digital

Diretor Global de TI da BRF, Antônio Carlos Cesco, detalha projeto que impulsiona a Indústria 4.0 e beneficia toda a cadeia de produção

Author Photo
2:08 pm - 03 de novembro de 2020

Mais de nove mil produtores e criadores de aves e suínos, distribuídos em sete estados do Brasil, têm se beneficiado de tecnologias e o conhecimento baseado em dados que sustentam a chamada Indústria 4.0. Isso porque com a Plataforma Digital Agro 4.0, a BRF, empresa multinacional brasileira do ramo alimentício, tem concentrado esforços e investimentos para conectar o campo ao agro digital, resultando em menos desperdício e maior eficiência operacional.

A iniciativa e o trabalho liderado pelo Diretor Global de TI da BRF, Antônio Carlos Cesco, foram reconhecidos pelo prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” na categoria Indústria de Alimentos, Bebidas e Fumos neste ano. Na edição de 2019, Cesco também recebeu o prêmio na mesma categoria. “Acredito que a tecnologia é um meio e não um fim para atingir bons resultados”, pontua o executivo em entrevista ao IT Forum 365. “Nosso foco é o cliente e para ele que devemos ser necessários e agregar valor. A transformação digital é isso: tomar decisões com foco no cliente, trabalhar de forma colaborativa, entender e ser ágil e adaptável tanto na execução quanto na proposição. O case plataforma Digital Agro 4.0 exemplifica isto. Com ele, estamos conectando o campo ao Agro Digital, facilitando a vida dos nossos integrados e cumprindo um dos principais propósitos da nossa jornada digital”, complementa.

A plataforma Digital Agro 4.0 se vale do uso de tecnologias de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e digitalização de toda a cadeia produtiva para empoderar com informações os produtores integrados da BRF. Esse arcabouço tecnológico permite a rastreabilidade dos lotes dos cerca de 7 milhões de aves e 40 mil suínos processados todos os dias. “Aprendemos, na prática, que incrementar eficiência nas fábricas depende de uma visão em tempo real de todo o processo produtivo. Os benefícios decorrentes são o melhor aproveitamento de matérias-primas, o aumento da eficiência fabril, a redução dos custos operacionais e uma contribuição positiva para o nosso negócio e para as nossas pessoas”, explica Cesco.

Leia a matéria completa no site IT Forum.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.