A BRF, empresa de alimentos, estabeleceu o uso de uma solução simples e efetiva em parceria com a A Systems – provedora de soluções para infraestrutura de TI – para garantir o suporte ao hardware de servidores.
A utilização dos serviços foi iniciada por meio da recuperação de dados armazenados em mídias da BRF, trabalho que a A Systems finalizou em dez dias com a decodificação e extração de um volume de cerca de 30 GB de informações. Com isto, foi eliminada a necessidade de alocar recursos mais complexos, gerando economia, agilidade e eficiência no acesso ao histórico da companhia, proporcionando o atendimento de demandas legais.
“Desde 2013 a parceria com a A Systems só cresce. São diversos serviços específicos e personalizados de manutenção de equipamentos críticos de TI que podemos contar com todo o suporte. Já contabilizamos ganho de no mínimo 20% no tempo de recuperação destes ambientes”, conta Alexandre Broleze, coordenador de Infraestrutura e Operações de TI da BRF.
Atualmente, a A Systems realiza a manutenção de dezenas de equipamentos utilizados pela BRF em unidades fabris localizadas de norte a sul do Brasil. Mesmo com a estratégia da BRF de transformação digital, adoção de cloud computing e outras tecnologias, parte dos equipamentos e sistemas ainda precisam ser mantidos. Alguns deles contabilizam ao menos 15 anos de uso e servem para consulta de histórico por departamentos como RH, Contabilidade e Fiscal.
Outros ganhos foram percebidos pela BRF após a parceria, como economia de tempo para a equipe de TI assumir novas responsabilidades, redução de custos com pessoal e aquisição de novos equipamentos, além do benefício de um atendimento especializado proporcionado por um profissional técnico que, ao longo do tempo, se torna um parceiro de confiança.
No projeto, a A Systems demonstrou sua capacidade de executar serviços de manutenção preventiva em equipamentos que já haviam ultrapassado a vida útil indicada pelo fabricante. Feitas as avaliações iniciais, os técnicos especializados da companhia logo identificaram a necessidade de substituir componentes como memória, discos e fontes de energia. Em seguida, foi assinado um contrato do tipo SLA (Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço), o que ajudou a definir necessidades e um prazo inicial de 24 meses para as manutenções do hardware.
Contratos fixos de serviços de TI funcionam como um seguro, com melhor custo-benefício do que atendimentos pontuais e avulsos. O SLA não apenas contempla o acompanhamento constante dos técnicos para garantir o bom funcionamento de servidores, suítes e storages, mas também deixa de prontidão uma equipe capacitada para agir de forma imediata caso haja alguma necessidade urgente. Até meados de 2019, todos os equipamentos utilizados pela BRF e que contavam com o suporte da A Systems já estavam inseridos no contrato SLA.
Além disso, a BRF passou a concentrar sobre o mesmo parceiro a manutenção de hardware de vários fabricantes. O contrato ainda inclui a oferta de suporte de TI em locais afastados e fora das grandes capitais, o que ajuda a evitar o risco de um prestador terceirizado não manter, nesses locais, o mesmo padrão de serviço dos fabricantes.
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