BRBCARD atualiza ambiente de TI e vê salto em avaliação de aplicativo

Avaliações no app saltaram de 2,5 para 3,7 em três meses. Modernização contou com apoio e soluções Pure Storage

Author Photo
8:35 am - 26 de outubro de 2022

Em busca de aprimorar processos internos e melhorar a experiência dos clientes no seu aplicativo, a BRBCARD, subsidiária do Banco de Brasília (BRB), decidiu modernizar a arquitetura de seu ambiente de TI. O projeto foi feito em parceria e soluções da Pure Storage.

Com uma base de 1,2 milhão de usuários ativos de cartões de crédito, a BRBCARD atende o território nacional e possuiu clientes internacionais. Antes da atualização de sua arquitetura de TI, entre seus desafios estava a estabilidade e agilidade em diferentes processos diários que suportam os planos de expansão da empresa.

A tecnologia da Pure Storage foi implementada nos dois data centers da BRBCARD. Com a implementação, segundo a Pure Storage, o tempo de acesso aos dados do cartão virtual no aplicativo foi reduzido de 8 segundos para menos de 1 segundo. Essa melhoria influenciou a avaliação do próprio aplicativo da BRBCARD nas lojas de apps, saltando de 2,5 para 3,7 de um ranking máximo de 5 em apenas três meses.

Leia também: Mais da metade das gigantes digitais na América Latina tem perfil B2B, diz F5

O tempo de armazenamento em clusters também foi otimizado, reduzindo o tempo de recuperação de dados em mais de uma hora. “Para a BRBCARD, a alta disponibilidade dos seus produtos e serviços aos clientes é algo que não abrimos mão. A opção que fizemos por essa tecnologia se deve a capacidade de recuperar dados rapidamente, visando praticamente zerar o RTO, garantindo assim a continuidade dos nossos negócios”, explica Marcos Paulo Ilidio dos Santos, CIO da BRBCARD.

As áreas internas da companhia também foram beneficiadas. A nova solução de armazenamento acelerou o tempo de carga de arquivos, que foi reduzido de 8 horas para apenas 40 minutos. Os processos internos de transferência de arquivos e processamento de dados para transação e autorização de compras com os cartões foram acelerados em 10 vezes em relação à solução anterior da BRBCARD.

A área de cobrança ganhou agilidade com o alto desempenho no registro, upload e gerenciamento de dados consolidados, assim como a área de Business Intelligence foram potencializadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.