A Brasscom, associação brasileira das empresas de TIC, anunciou essa semana o lançamento de uma proposta cujo grande objetivo é aumentar o investimento em data centers no Brasil. Segundo a entidade, o objetivo é desenvolver mais o setor, considerado importante para a transformação digital e o fortalecimento da economia do País.
A proposta destaca medidas para aumentar a competitividade do Brasil, incluindo redução temporária de impostos para o desenvolvimento da indústria nacional; investimentos em infraestrutura e qualificação; desburocratização do licenciamento e das autorizações para importação de equipamentos tecnológicos; e aumento de práticas sustentáveis entre gestores de DCs, principalmente relativas ao consumo de energia.
Leia também: Sylvia Bellio: ‘[Área de diversidade] é marketing. Se está dando custo, cortam’
A associação diz que essas ações são capazes de fortalecer a infraestrutura digital no País, e por tabela a arrecadação pública por meio do incremento no fluxo de investimentos. A Brasscom diz acreditar que a proposta posicionará o Brasil como “destino atraente para investimentos em tecnologia e reforçará sua competitividade no cenário global, além de consolidar sua liderança na América Latina”.
A entidade diz já ter discutido a proposta com o governo federal, que recentemente promoveu um evento para apresentar as metas, prioridades e investimentos iniciais da Missão 4 da Nova Indústria Brasil. Foram anunciados R$ 186,6 bilhões de investimentos, que incluem recursos públicos e privados.
O BNDES também lançou uma linha de crédito específica para investimentos em data centers com orçamento de R$ 2 bilhões.
Segundo a entidade, o Brasil representa 50% do mercado de data centers da América Latina e possui “um enorme potencial de crescimento”. Com capacidade instalada de 481 Megawatt de potência em março de 2024, o país pode chegar a 1,6 Gigawatt até 2029, aumentando participação para mais de 60% da região.
Mais informações sobre a proposta podem ser lidas nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…
A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…
O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…
A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…
A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…
As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…