Notícias

Brasileiros são menos fiéis às marcas no ambiente online

O número de transações digitais realizadas pelos consumidores brasileiros ao longo de toda a pandemia da Covid-19 aumentou 14%, segundo Pesquisa Global Insights da Experian. O estudo se baseia em outros três similares feitos em 2020, que mostram as mudanças causadas nas empresas e na sociedade neste período.

A migração das marcas para o ambiente on-line, entretanto, não garante a fidelidade do consumidor. Segundo o estudo, os brasileiros estão menos fiéis às marcas no digital, com redução de 16% (de 69% antes da pandemia para 53% atualmente).

Leia também: Google Cloud e BV firmam parceria para coinovação em produtos financeiros

“A diminuição da fidelidade do cliente, pode se dar pelo aumento da concorrência, visto que a pandemia impulsionou a variedade de serviços digitais”, avalia Jaison Reis, Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian. “Ainda assim, sabemos que quanto mais eficientes forem as metodologias de segurança de uma empresa e a valorização da experiência do consumidor, mais chances ela tem de garantir a fidelização”, indica.

Preocupações com segurança

Globalmente os consumidores também estão mais atentos às vulnerabilidades das transações digitais – 42% das pessoas ouvidas disseram estar mais preocupadas com a cibersegurança.

Tal consciência também é um alerta para as empresas, já que deve refletir em investimentos para manter a confiabilidade de seus clientes.

O levantamento ainda apontou que 59% dos consumidores alegam que realizam atividades bancárias, pessoais e pagamentos online regularmente. Por isso, quando perguntadas sobre como planejam focar seus investimentos para seguir melhorando a experiência do consumidor, 90% das companhias aprimorarão as soluções contra a fraude e soluções de tomada de decisão de crédito.

No Brasil, a maior parte das empresas (77%) acredita que em 2021 a tecnologia ajudou a melhorar a verificação e prevenção à fraude e a análise de risco de crédito dentro da jornada digital do cliente.

Além disso, 76% das empresas pretendem aumentar o investimento para soluções de prevenção à fraude. Ainda de acordo com a pesquisa, 23% estão priorizando investimentos em Analytics e IA, 18% planejam mudanças para aplicações na nuvem e 13% desenvolverão melhorias na análise de crédito de risco.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

10 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

12 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

13 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

15 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

15 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

15 horas ago