Google Cloud e BV firmam parceria para coinovação em produtos financeiros

Em entrevista ao IT Forum, executivos dizem que projeto terá duração de sete anos e focará em melhorar a experiência do cliente

Author Photo
7:30 am - 21 de fevereiro de 2022
Gabriel Ferreira, CEO do Banco BV Gabriel Ferreira, CEO do Banco BV

O Banco BV e o Google Cloud anunciaram nessa segunda (21) uma parceria de coinovação de sete anos. A colaboração entre as empresas se construiu a partir da colaboração na frente tecnológica que começou em 2020 com a adoção de Google Cloud na instituição financeira.

Em entrevista ao IT Forum, Gabriel Ferreira, CEO do Banco BV, afirmou acreditar que a combinação de tecnologia com orientação à experiência do cliente é a chave para o sucesso do mercado financeiro. “O BV já vem em uma trajetória de transformação digital forte e vê, nessa parceria, um grande acelerador na modernização de todo o seu capability em relação a dados, modelagem para aumentar o grau de personalização dos clientes”.

Para chegar ao prazo do projeto, Gabriel afirmou que houve um trabalho de aproximadamente nove meses explorando diferentes hipóteses de valor para combinar a expertise de produtos bancários do BV com o know-how tecnológico e de dados do Google Cloud. “No foco é melhorar a experiência do usuário com base em um processo de personalização de ofertas muito mais profundo do que temos hoje, além de uma contínua modernização no nosso parque de modelos”, diz.

Após os testes de hipóteses, três iniciativas foram priorizadas para a primeira fase do projeto:

  • Ofertas personalizadas de cartões, empréstimos e seguros para os mais de 3,5 milhões de clientes do banco BV, sempre considerando o momento de vida e necessidade deles;
  • Prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro, questões relevantes no mercado brasileiro;
  • Modernização do parque de modelos de ciência de dados e machine learning do banco BV e junção da inteligência do banco em crédito com o conhecimento do cliente digital do Google Cloud;

Quando perguntados sobre as próximas fases do projeto, Adriana Gomes, diretora executiva de clientes do BV, foi enfática: “nós levantamos mais de 100 hipóteses e criamos diversos horizontes. Estávamos acostumados a ter planejamentos ‘certinhos’ e é um desafio não pensar dessa forma. Mas, de acordo com o resultado dos testes, levantamos outras hipóteses. A própria tecnologia e a ciência de dados vão nos ensinando quais sãos os bons caminhos. Mas, entre as experiências que buscamos estão, por exemplo, o login junto ao login do Google para deixar a experiência do cliente mais fluída e estudos de como usar IoT e experiência virtual”.

Adriana Gomes, diretora executiva de clientes do BV

Adriana Gomes, diretora executiva de clientes do BV

“Olhando esse momento do open finance, o Google Cloud vem como um habilitador para os clientes terem a celeridade de poder colocar em prática o desenvolvimento e a criação de produtos que a gente ainda não sabe quais serão. O mais importante dessa parceria é trazer o Google Cloud como um habilitador para entender como o cliente se comporta com a expertise do BV” complementa Milena Leal, diretora de negócios do Google Cloud no Brasil.

Milena Leal, diretora de negócios do Google Cloud no Brasil

Milena Leal, diretora de negócios do Google Cloud no Brasil

A benéfica incerteza da transformação digital também deixa em aberto as metas a partir do projeto. Com a adoção do Google Cloud, o BV teve 30% de ganho de eficiência e 42% na velocidade de lançamento. Mas, para os próximos anos, afirma Gabriel, as empresas estão mais preocupadas na metodologia e na integração de times para permitir essas novas ideias do que o resultado para cada uma dessas ideias. “É de se esperar que esses números melhorem na linha do tempo, mas a meta principal é a coinovação”.

Pessoas e sustentabilidade

Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina, frisou que a parceria tem componentes além da tecnologia. “A ideia é criar ambientes de desenvolvimento para produtos e há um ganho muito importante que é a sustentabilidade. O BV vai melhorar muito seus índices de sustentabilidade com a transformação digital”.

Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina

Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina

Gabriel complementa dizendo que a eficiência primária no sentido de sustentabilidade é sair do data center para tudo o que for possível ser em cloud. Com a adição da tecnologia, há aumento da eficiência e, consequentemente, de sustentabilidade.

“A nossa visão de sustentabilidade também tem a ver com a combinação de tecnologia e a disponibilização de experiência do usuário. Quão sustentável é o produto e a oferta que estão sendo feitas ao cliente final?”, alerta.

Por fim, Gabriel afirma que a primeira fase do projeto tem cerca de 150 profissionais envolvidos – contando o BV e o Google Cloud – em aproximadamente sete países. Nesse momento de altíssima busca por talentos, esse também é um benefício estratégico da companhia. “Talvez, pelo BV ser uma empresa local, não conseguisse alcançar os melhores talentos no mundo, como o Google Cloud consegue. Por outro lado, há a expertise local e de mercado financeiro nos talentos do BV, seja nas práticas de gestão de risco, de crédito, nos modelos estatísticos que a companhia tem e a expertise de entendimento da jornada dos clientes dentro do mercado financeiro”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.