Brasileiros pretendem usar apenas pagamentos digitais nos próximos 2 anos, diz Visa

Transações com dinheiro físico estão em queda no país e no mundo. Já a adoção de tecnologias como IA está em ascensão entre empresas

Author Photo
2:30 pm - 31 de outubro de 2023
pagamentos digitais Imagem: Shutterstock

Os pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais integrados na rotina dos brasileiros. Um estudo global realizado pela Visa, o “Back to Business”, identificou que no Brasil, quase metade dos compradores (47%) prevê que irá utilizar somente transações sem dinheiro físico nos próximos 2 anos, em comparação com 40% globalmente. Também, mais de dois terços dos compradores brasileiros (67%) preveem que usarão pagamentos digitais com mais frequência no próximo ano, em comparação com 55% globalmente.

O estudo também descobriu que os pagamentos digitais já fazem parte da vida das pequenas empresas. No Brasil, 58% das pequenas empresas já fizeram ou farão a transição para operarem sem dinheiro físico nos próximos dois anos (em comparação com 51% globalmente). Além disso, 92% dos empresários brasileiros entrevistados afirmam que farão a transição para operar totalmente digital eventualmente. A pesquisa entrevistou 2.250 pessoas em diferentes países, incluindo Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos e o Brasil.

“Na Visa, estamos observando a mudança na mentalidade das pequenas empresas, que estão saindo do modo de sobrevivência e entrando no modo de crescimento, à medida que as PMEs aproveitam o poder dos pagamentos digitais para alcançar novos públicos globais, melhorar a eficiência e prosperar no mundo digital de hoje”, disse Xiko da Rocha Campos, head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe. “Os resultados deste ano lançam uma nova luz sobre o caminho vibrante que as pequenas empresas estão trilhando para levar seus negócios ao próximo nível.”

Leia mais: C&A retira necessidade de senha em pagamentos com biometria facial

Tendências em alta

Entre as tendências que estão influenciando o setor, a Inteligência Artificial e automação estão entre as principais no radar dos empresários brasileiros. Quase 9 em 10 proprietários de pequenas empresas brasileiras (87%) consideram provável o uso dos serviços de automação e IA disponíveis, como o ChatGPT, nos próximos 12 meses, a fim de criarem vantagens em seus negócios em relação aos concorrentes. Já o número de empresas que consideram muito ou extremamente provável o uso destas tecnologias também é elevado, chegando a 68%.

A Visa também destaca que as expectativas dos consumidores estão criando novas oportunidades para as pequenas e médias empresas (PMEs). Os resultados do novo estudo mostram que os consumidores estão se tornando mais sofisticados, com mais expectativas digitais do que nunca. Esses hábitos em mudança apresentam oportunidades de crescimento para as empresas, desde que consigam atender às expectativas mutáveis dos compradores.

Outras tendências observadas pelo estudo apontam preocupações com a segurança. Mais da metade dos consumidores brasileiros apontam que métodos de pagamentos digitais apresentam mais sensação de segurança (44%, em comparação com 32% globalmente). Os consumidores também estão se inclinando para produtos sustentáveis, com 80% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmando que as práticas de sustentabilidade de um negócio têm pelo menos algum impacto em sua decisão de compra. Um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.