Notícias

Brasileiros já preferem pagamento por aproximação a método com chip, diz Visa

Na hora de realizar pagamentos em estabelecimentos físicos, os brasileiros já preferem utilizar o pagamento por aproximação. Essa preferência foi identificada pela Visa que anunciou que o número de transações realizadas com credenciais de pagamento Visa utilizando o método em questão superou a marca de 50% das transações totais da marca. Isso significa que os brasileiros já fazem mais transações com a tecnologia do que por chip.

“A primeira transação Visa no Brasil com essa tecnologia aconteceu em 2008, quinze anos atrás. Desde então, toda a indústria se mobilizou para atualizar a aceitação e a emissão por acreditar que a inovação leva praticidade e segurança para a população”, conta Fernando Amaral, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa. “Hoje em dia é comum que no ato da compra o comerciante pergunte se o consumidor irá pagar por aproximação com a mesma naturalidade que pergunta se irá pagar no débito ou crédito” afirma Fernando Amaral , vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa.

Leia mais: Banco Central prevê novos casos de uso para o Pix

Pela agilidade e facilidade de pagamento, a tecnologia também vem se tornando padrão em terminais de pagamentos com grande fluxo de pessoas, destacando-se os serviços de mobilidade urbana. Desde 2019, modais de transporte público no Rio de Janeiro e em São Paulo – como metrô, ônibus, barcas e trens – instalaram catracas que permitem o pagamento por aproximação, sem a necessidade de comprar um bilhete no caixa. Em 2020, as rodovias do estado de São Paulo passaram a utilizar o modelo nas cabines de pedágio, possibilitando a redução significativa no tempo de espera dos motoristas em filas e acelerando o tempo de viagem.

Outro marco que contribui com a popularidade da tecnologia foi o lançamento da solução Tap to Phone no Brasil em 2021. Ela permite que smartphones sejam usados como terminais de pagamento para transações por aproximação.

“A inovação teve um impacto direto na inclusão de comerciantes autônomos e microempresários no ecossistema de pagamentos digitais. Quando ela foi implementada, as transações por aproximação representavam 26% do total, saltando para 43% em 2022”, reforçou a Visa em comunicado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

2 horas ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

16 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

17 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

19 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

20 horas ago