Brasileiros exportam 72% mais serviços de tecnologia em 2021

Depreciação do real e forte tendência de internacionalização de mão de obra no País elevaram números, segundo corretora

Author Photo
12:15 pm - 01 de abril de 2022

O volume de exportação de serviços em tecnologia e desenvolvimento no Brasil aumentou 72% em 2021 em relação ao ano anterior, concluiu levantamento da corretora B&T Câmbio. Segundo o relatório, o salto de US$ 18 milhões para US$ 31 milhões é explicado pela depreciação do real e pela forte tendência de internacionalização de mão de obra que o país vive.

“A pandemia aprofundou um problema que já era considerado crítico no mercado de trabalho brasileiro: a falta de posições de desenvolvedores e outros cargos em tecnologia. Muitos clientes que nos procuram contam que estão deixando de trabalhar como CLT no Brasil para prestar serviços a empresas estrangeiras, principalmente americanas, sem sequer sair do país”, conta Tulio Portella, diretor comercial da B&T Câmbio.

Segundo a corretora, essa tendência também refletiu na quantidade de operações realizadas pela própria empresa de câmbio, que ano passado alcançaram as 4,3 mil, contra as 2,8 mil de 2020, um aumento de 53%.

Leia também: Mais de 70% dos profissionais de TI querem mudar de emprego, alerta Gartner

Daniel Costa, desenvolvedor de softwares e CEO da Icarus Tech, startup que constrói projetos tecnológicos para empresas do Brasil e dos Estados Unidos, conta que, na pandemia, seu negócio só se manteve de pé pela receita obtida com serviços prestados para o exterior.

“Se atendêssemos somente o mercado brasileiro quebraríamos. Hoje, 80% da nossa receita vem dos Estados Unidos”, conta Costa.

A B&T atende os brasileiros que estão iniciando a prestação de serviços para o exterior pela primeira vez. “É muito importante contar com um serviço especializado, porque as operações ficam menos custosas e mais ágeis. No pior dos cenários, a pessoa pode demorar meses para receber seu dinheiro, pagar taxas desnecessárias e até ser autuada pela Receita Federal”, alerta Portella.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.