Brasil vai criar centro de inovação para construção civil em parceria com Reino Unido

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, e o diretor-executivo do grupo britânico Building Research Establishment (BRE), Peter Bonfield, se reuniram na última nesta terça-feira (13/06) para debater a parceria entre Brasil e Reino Unido para construção do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac).

O parque tecnológico, que será instalado no campus Gama da Universidade de Brasília (UnB), terá como missão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área da construção civil, que contribuam para a sustentabilidade ambiental e econômica de empreendimentos. O projeto é coordenado pelo Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis) da UnB e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Por meio da Finep, o MCTIC já investiu R$ 8 milhões na fase inicial do projeto. Para o secretário, ações desse tipo, de pesquisa tecnológica e inovação no setor de construção, são muito importantes, ainda mais quando se tem um governo que investe tanto em moradia popular, em programas como o Minha Casa, Minha Vida, com recursos do orçamento da União.

Parque Tecnológico
A planta conta com quatro blocos principais e estruturas auxiliares. Nesse ambiente, soluções para a cadeia produtiva da indústria da construção serão testadas, desenvolvidas e monitoradas. “O objetivo é elevar o desempenho ambiental, a produtividade e a qualidade da indústria e de seus produtos,” afirmou a diretora do Centro de Excelência BRE/UnB, Raquel Blumenschein. “Temos dez terrenos onde estamos desenvolvendo protótipos em parceria com o setor produtivo e a academia.”

Segundo a diretora, mais de 340 profissionais já estão envolvidos no desenvolvimento de protótipos. Além disso, as atividades do Pisac visam integrar pesquisa, mercado e poder público, para subsidiar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas, oferecer uma plataforma de colaboração transnacional para a criação de soluções e democratizar as tecnologias existentes.

Atualmente, já existem seis centros como o Pisac na China, Estados Unidos, Europa e Chile.

*Com informações do MCTIC

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

14 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

14 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

2 dias ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 dias ago