Brasil vai criar centro de inovação para construção civil em parceria com Reino Unido

Author Photo
3:01 pm - 16 de junho de 2017

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, e o diretor-executivo do grupo britânico Building Research Establishment (BRE), Peter Bonfield, se reuniram na última nesta terça-feira (13/06) para debater a parceria entre Brasil e Reino Unido para construção do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac).

O parque tecnológico, que será instalado no campus Gama da Universidade de Brasília (UnB), terá como missão o desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área da construção civil, que contribuam para a sustentabilidade ambiental e econômica de empreendimentos. O projeto é coordenado pelo Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis) da UnB e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Por meio da Finep, o MCTIC já investiu R$ 8 milhões na fase inicial do projeto. Para o secretário, ações desse tipo, de pesquisa tecnológica e inovação no setor de construção, são muito importantes, ainda mais quando se tem um governo que investe tanto em moradia popular, em programas como o Minha Casa, Minha Vida, com recursos do orçamento da União.

Parque Tecnológico
A planta conta com quatro blocos principais e estruturas auxiliares. Nesse ambiente, soluções para a cadeia produtiva da indústria da construção serão testadas, desenvolvidas e monitoradas. “O objetivo é elevar o desempenho ambiental, a produtividade e a qualidade da indústria e de seus produtos,” afirmou a diretora do Centro de Excelência BRE/UnB, Raquel Blumenschein. “Temos dez terrenos onde estamos desenvolvendo protótipos em parceria com o setor produtivo e a academia.”

Segundo a diretora, mais de 340 profissionais já estão envolvidos no desenvolvimento de protótipos. Além disso, as atividades do Pisac visam integrar pesquisa, mercado e poder público, para subsidiar o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas, oferecer uma plataforma de colaboração transnacional para a criação de soluções e democratizar as tecnologias existentes.

Atualmente, já existem seis centros como o Pisac na China, Estados Unidos, Europa e Chile.

*Com informações do MCTIC

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.