Brasil teve quase dois bilhões de ameaças cibernéticas de e-mail em 2019

Segundo Trend Micro, país também é o segundo com maior número de ataques ransomware no ano, concentrando quase 32% dos ataques globais

Author Photo
12:00 pm - 10 de março de 2020

A companhia de segurança Trend Micro divulgou um levantamento mostrando que o Brasil foi o terceiro país com maior número de ameaças disseminadas por e-mail, com quase dois bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (10 bilhões) e da China (quatro bilhões). Os outros países que compõem o top 5 são a Rússia e o Japão. 

“Um dos motivos para ameaças por e-mail serem tão comuns ocorre pelo fato de ser uma plataforma simples para transmissão de malwares. Com o uso de estratégias como a engenharia social, é relativamente fácil infectar usuários despreparados, que não têm muito conhecimento sobre cibersegurança”, comenta Marisa Travaglin, Head de Marketing da Trend Micro Brasil.   

Lista de ameaças 

O Brasil é também o segundo país com maior quantidade de ataques ransomware em 2019, correspondendo a 31,97% dos ataques globais, com quase 10% de diferença da Índia, que ocupa a terceira posição. Os Estados Unidos novamente são líderes nessa categoria, concentrando 34,36% das ameaças. 

“O ransomware é um tipo de ataque com grande potencial de comprometer o desempenho empresarial – os cibercriminosos estão buscando estrategicamente cada vez mais companhias com dados sensíveis e alto desempenho financeiro. Existem diversas formas de proteção, como utilizar uma solução de segurança em camadas, manter os sistemas e aplicativos atualizados e fazer backup de arquivos regularmente”, afirma Marisa. 

Segundo o estudo, cada URL maliciosa no Brasil tem o potencial de atingir 16,7 usuários, colocando o país na 17º posição do ranking de vítimas de endereços maliciosos bloqueados pela Trend Micro. Ao todo em 2019, houve mais de 12 milhões de acessos a URLs maliciosas no Brasil. 

O Brasil também se destacou em número de apps maliciosos disponíveis. Dos mais de cinco milhões de aplicativos analisados pela Trend Micro, 38.056 deles são maliciosos, trazendo ameaças como o adware, que exibe propagandas difíceis ou impossíveis de fechar. Isso coloca o Brasil no top 15 da categoria. 

Outro dado interessante do relatório é a quantidade de malwares bloqueados pela companhia no Brasil. Com quase 13 milhões de ameaças, o país ocupa a 10º posição no ranking de países com maior número de malwares detectados, além de estar no top 15 em quantidade de ameaças bancárias, com mais de 6 mil identificadas pela companhia. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.