Brasil teve mais de 3,4 bilhões ataques cibernéticos em 2020

Cenário mostra o quão desafiador o ambiente online é para colaboradores em home office, empresas e especialistas em cibersegurança

Author Photo
8:58 am - 18 de dezembro de 2020

Em 2020, o Brasil foi alvo de mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos entre janeiro e setembro, de um total de 20 bilhões em toda a América Latina e Caribe, segundo dados da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America. Este cenário mostra o quão desafiador foi o ambiente online para colaboradores em home office, empresas e especialistas em cibersegurança.

Os principais segmentos atingidos em 2020 foram indústria de cosméticos, hospitais, site de apoio financeiro, operadora de telefonia e TV a cabo, sistema de reserva de hotéis, meios de pagamento, dentre outros. Porém, o ataque mais audacioso deste ano foi ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, que segundo o monitoramento do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, GSI, foram registrados mais de 20 mil ataques hackers.

Leia também: Alfredo Sestini é novo head do Zoom no Brasil

“O Brasil se adaptou bem ao home office, ao comércio eletrônico e aplicativos de serviços. Isso acaba abrindo uma porta para os hackers, pois eles sempre enxergam diversas oportunidades para tirar proveito de diferentes situações. As tecnologias vieram para ficar, então é inevitável que aumentem os números de tentativas de roubo de dados”, explica professor do curso de pós-graduação em Cyber Security no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), Thiago Bordini.

Os principais vetores de ameaças, segundo Bordini, são por e-mail (48%) com arquivos anexos, data breach por meio de atores internos (34%), phishing (65%) e malware (94%) que foram entregues por e-mail.

Para 2021, os ataques direcionados serão cada vez mais comuns, a motivação financeira será a principal aliada dos criminosos e os vazamentos de dados se tornarão a grande moeda de troca, devido as multas impostas pelas legislações. Isso faz com que o próximo ano venha repleto de desafios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.