Brasil teve mais de 2 milhões de contas bancárias abertas via smartphones em 2016

Author Photo
3:47 pm - 13 de março de 2017

Um estudo da M2sys, fornecedora de plataformas e serviços de processamento de transações por documentos digitais, aponta que os bancos brasileiros atingiram, em 2016, um volume superior a 2 milhões de contas bancárias 100% abertas por dispositivos móveis.

Os dados do levantamento foram obtidos com base em informações divulgadas pelos principais bancos tradicionais e dos novos bancos de varejo “sem agência”, além de informações do Banco Central.

Segundo a empresa, os bancos clientes da M2Sys atingiram, em outubro do ano passado, uma média diária de 10 mil contas abertas por meio de smartphones, média esta que vem se mantendo nos primeiros meses de 2017.

De acordo com Márcio Guariente, diretor da M2sys, um dado surpreendente do estudo é o grande número de usuários que usa o horário noturno ou os finais de semana para acessar e usar os formulários de abertura de contas oferecidos pelos bancos clientes da empresa. “No nosso sistema, nada menos do que 60% dos documentos são enviados pelo usuário entre as seis horas da tarde às quatro da madrugada ou entre sábado e domingo”, conta o executivo.

Na visão de Guariente, ao longo de 2017 haverá um crescimento expressivo do modelo de abertura móvel de contas no Brasil, ao mesmo tempo em que se aprofundará a tendência de estagnação ou redução do número de postos de atendimento físico, não apenas dos bancos, mas também de prefeituras, escolas, fóruns etc.

No caso específico dos bancos, pelos dados do Banco Central, a base de agências físicas recuou de 23,12 mil unidades em 2014 para 22,7 no último levantamento, em julho de 2016. “Nossa previsão é de que, ao final deste ano, o Brasil contabilize algo em torno dos 8 milhões de contas 100% digitais que serão abertas só nos cinco maiores bancos de varejo e em outras 5 instituições desse tipo, cujo modelo de negócios é o de relacionamento e transações apenas por internet e por dispositivo móvel”, projeta o executivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.