Brasil terá primeiro projeto de HyperloopTT na América Latina

Andres de León, CEO da empresa, falou sobre objetivos em todo o mundo no segundo dia da Rio Innovation Week

Author Photo
1:47 pm - 14 de janeiro de 2022
HyperloopTT HyperloopTT

O primeiro projeto da HyperloopTT na América Latina deve ser conduzido no Brasil. É o que diz a empresa criadora de um sistema de transporte em que pessoas e cargas são transportadas dentro de cápsulas, que viajam em um tubo de baixa pressão atmosférica. Um estudo foi realizado em conjunto com o governo do estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu a possibilidade de criar um Hyperloop entre Porto Alegre e Caxias do Sul, com escalas em Novo Hamburgo e Gramado. A viagem duraria 20 minutos – hoje, cerca de duas horas, e reduziria os custos operacionais de transporte entre as duas cidades em US$ 435 milhões ao longo de 30 anos.

Em sua palestra no segundo dia do Rio Innovation Week, Andres de León, CEO da HyperLoopTT, citou não apenas o projeto brasileiro, mas outras ações da empresa no mundo. Segundo o executivo, são mais de 150 projetos/rotas esperados pela empresa, sendo entre 11 e 20 na América Latina.

Leia também: Rio Innovation Week quer fomentar conhecimento sobre inovação e tecnologia

A HyperLoopTT já está presente, também, em Toulouse, na França, com seu primeiro sistema de testes em escala real; e, no futuro, terá seu protótipo comercial em Abu Dhabi, sua primeira rota nos Estados Unidos entre Chicago, Cleveland e Pittisburgh e seu porto de cargas em Hamburgo, na Alemanha.

O CEO da empresa frisou a importância do projeto não apenas para diminuir o tempo de viagem de pessoas e cargas (o HyperloopTT viaja na mesma velocidade de um avião), mas as vantagens de ser imune às condições climáticas, não sofrer com trânsito e ser silencioso.

Por fim, a preocupação da empresa é a segurança, em geral. “A jornada começa com a saúde de todos os passageiros com monitoramento em tempo real por sensores biométricos. Há, também, purificação de ar avançada, sistema de bilhetagem e segurança automatizados e limpeza de desinfecção rápida com tecnologia UV-C”, comenta Andres.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.