Brasil tem menor índice de aprovação em compras digitais na AL

Author Photo
1:51 pm - 25 de setembro de 2017
e-commerce e-commerce

O Brasil registra o menor índice de aprovação em compras digitais na América Latina. É o que aponta análise da Visa Perfomance Solutions, consultoria da Visa, que avaliou dados da Argentina, Brasil, Peru, México, Colômbia, Chile, Costa Rica e República Dominicana entre abril de 2016 a março de 2017.

O objetivo da aprovação no mundo digital é responder à seguinte pergunta: é você mesmo que está fazendo determinada operação? Se a resposta for talvez, com o intuito de evitar fraudes, o banco pode não aprovar a transação e o Brasil é o país onde isso mais acontece no e-commerce.

A consultoria explica que, por trás de um pagamento com cartão, seja no e-commerce ou numa loja física, existe um complexo processo liderado por players como a Visa, emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais, trabalhando para oferecer ao consumidor uma experiência segura, rápida e conveniente. Em milisegundos, milhares de dados e informações são processados para verificar cada usuário.

Estudo Visa

Lojas físicas

A análise descobriu uma diferença significativa entre as aprovações de emissores brasileiros no e-commerce e nas lojas físicas. Segundo o estudo, em média, 3 de 100 transações com o “cartão presente” são negadas, mas cerca de 2 em 10 operações com “cartão não presente” (online) são negadas.

Rodrigo Santoro, diretor da Visa Perfomance Solutions, destaca que o Brasil tem o menor índice de aprovações nas compras com cartão não presente entre esses países, mas, por outro lado, é o país em que mais são aprovadas compras em lojas físicas. “Isso acontece graças à rápida implementação do chip nos cartões, que reduziu as fraudes nas transações presenciais em níveis muito baixos e fez com que o fraudador migrasse para o ambiente online”, explica.

“Esses dados mostram claramente que há uma oportunidade de aumentar o volume de pagamentos e o relacionamento com os portadores de cartão, aperfeiçoando as autorizações de transações online e melhorando a experiência de compras. Quando avaliamos mercados mais maduros, a diferença de performance de autorizações nas compras online ou no mundo físico não são tão significativas”, completa.

Motivos

As recusas de autorizações de crédito podem acontecer por vários motivos que vão desde operações de alto risco e limites de crédito até problemas operacionais. Hoje, no mercado, já existem soluções que munem bancos, estabelecimentos comerciais e toda a cadeia com recomendações práticas, incluindo algoritmos de risco, análise de falhas no processo, melhores práticas e padrões de referências do setor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.