Brasil sela parceria em tecnologia e inovação com Bulgária

Author Photo
3:10 pm - 02 de fevereiro de 2016
Brasil sela parceria em tecnologia e inovação com Bulgária

A presidente Dilma Rousseff  e o chefe do governo búlgaro, Rosen Plevneliev selaram um acordo na segunda-feira (1º/2), em Brasília, para investimentos em ciência, tecnologia e inovação

A parceria engloba o programa Ciência sem Fronteiras e pesquisas na Antártida. O encontro também contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. 

O memorando de entendimento assinado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação e da Ciência da Bulgária prevê a aproximação entre as comunidades científicas das duas nações. 

“Já contamos com experiências concretas nessas áreas. A Bulgária participa do Ciência sem Fronteiras, na cooperação antártica, o Brasil presta apoio logístico e de manutenção à base búlgara de St. Kliment Ohridski”, destacou a presidente.

Pansera enfatizou a importância estratégica dos acordos assinados com o governo búlgaro. Além disso, uma equipe brasileira irá à Bulgária nos próximos meses para estreitar as relações entre os países. “A União Europeia é um parceiro muito importante para o Brasil, e a Bulgária é um ator de destaque nesse momento em que o País trabalha para fechar acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul”, afirmou. “Esse é mais um capítulo dessa longa relação com a comunidade europeia. Em breve, um equipe do Ministério vai à Bulgária para estreitar as relações com aquele país.”

*Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.