Empresas no Brasil estão dispostas a pagar mais por talentos em IA

Estudo da AWS e Access Partnership aponta escassez dos talentos necessários para alimentar demanda por IA no Brasil

Author Photo
8:10 am - 28 de novembro de 2023
Carolina Piña AWS talentos ti ia Carolina Piña, líder de Enterprise Enablement na América Latina (Imagem: IT Forum/Rafael Romer)

O mercado de inteligência artificial (IA) está aquecido no Brasil. Isso é uma boa notícia para talentos na área, já que empresas estão dispostas a pagar mais por suas habilidades, mas preocupa as companhias, que enfrentam escassez para encontrar a mão de obra de que precisam.

Essas foram algumas das descobertas de um novo estudo revelado pela Amazon Web Services (AWS) durante o re:Invent 2023, evento da companhia que acontece nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. Realizado em parceria com a Access Partnership, o estudo entrevistou 518 organizações no Brasil e 1.647 funcionários.

Os resultados apontam que quase todos – 98% – os empregadores entrevistados esperam utilizar soluções baseadas em IA até 2028. Deles, 95% acreditam que os departamentos de TI serão os maiores beneficiários das soluções de IA. P&D e Financeiro também são apontados como favorecidos pela tendência.

A crença no avanço da IA se estende ainda aos funcionários. Um total de 95% dos funcionários entrevistados prevêem que utilizarão alguma forma de ferramentas alimentadas por IA nos próximos cinco anos. No geral, 84% dos funcionários esperam alavancar de forma “moderada” ou “extensivamente” as ferramentas de IA até 2028.

Leia também: 4 oportunidades para se profissionalizar em TI

“O interesse em aprender sobre IA generativa é geral. Todas as diferentes gerações – da Geração Z aos Baby Boomers – todos veem valor nisso e estão interessados em aprender sobre IA generativa”, disse Carolina Piña, líder de Enterprise Enablement na América Latina.

Esse aquecimento do mercado de IA se traduz na busca por talentos. Mais de 80% dos empregadores pesquisados priorizam a contratação de talentos de IA, e estão dispostos a pagar pelo menos 46% a mais para contratá-los. Isso, no entanto, não é suficiente para efetivar a atração de talentos, uma vez que a escassez atinge o setor com força.

Do entrevistados, 68% disseram enfrentar dificuldades em encontrar talentos qualificados devido a desafios como a falta de competências complementares entre a força de trabalho existente, como o pensamento crítico e criativo, que são essenciais para a utilização eficaz das ferramentas de IA.

Outros desafios também apontados pelas empresas participantes incluem a falta de conhecimento sobre como implementar a formação em IA entre os empregadores – 84% citam isso como uma barreira principal – e a falta de conhecimento dos programas de formação em IA disponíveis entre os funcionários – citado por 80% dos participantes.

*O repórter está em Las Vegas a convite da AWS

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.