4 oportunidades para se profissionalizar em TI

Confira as capacitações com vagas abertas na área de TI para quem quer se aprofundar na carreira

Author Photo
11:12 am - 24 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

Todas as semanas, o IT Forum separa as principais oportunidades para quem quer se profissionalizar em TI, sejam cursos ou vagas de emprego. Confira as empresas que estão com vagas abertas:

{reprograma}

{reprograma}, iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica,  acaba de anunciar a abertura das pré-inscrições para a nova edição do Educa{Devas}.

Oferecido de forma totalmente gratuita, o programa é destinado para mulheres que possuem conhecimento intermediário ou avançado em Lógica de Programação, API, Desenvolvimento de Sistemas, Git e versionamento de código, tipos primitivos em Javascript, Arrays e Objetos, Funções e Assincronia em JS, entre outras linguagens de programação, tais como Python e Java. Além disso, a candidata deverá ter experiência profissional de no mínimo seis meses como desenvolvedora.

As pré-inscrições estão abertas para todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto, mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, que tenham total disponibilidade para frequentar as aulas. Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo, sendo este último requisito, não obrigatório para mulheres trans e travestis.

As inscrições podem ser feitas no link até o dia 19 de janeiro de 2024.

Leia mais: Runtalent abre vagas para profissionais de tecnologia

Meta

A brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação digital, anuncia por meio da Meta Ventures, sua Corporate Venture Capital, a segunda edição do desafio “The Next Gen: Women in Tech”.

A competição fomenta a inserção de mais mulheres na tecnologia e tem como propósito reconhecer e destacar empreendedoras, agora, com o apoio da Randon Ventures (RV), unidade de investimentos em startups da Randoncorp responsável por potencializar novos modelos de negócio da companhia.

Encontrar a nova geração de empreendedoras que atuam no modelo de negócio Software as a Service (SaaS), com ênfase nos mercados B2B e B2B2C, é o objetivo do desafio que busca startups que tenham mulheres em cargos de liderança, nas posições de CEOs ou de sócias fundadoras, e que estejam em fase final de validação e tração. A iniciativa tem o apoio de um time de peso, com mentoras e representantes de hubs de inovação da Globo, Cubo Itaú e Conexo.

As três startups de destaque terão a mentoria de líderes do mercado de tecnologia e inovação, contarão com vantagens exclusivas oferecidas pelos parceiros do desafio, além da possibilidade de receberem o aporte de até R$1,5 milhão como investimento.

As inscrições acontecem pelo site até o dia 28 de novembro e o Pitch Day com as selecionadas está previsto para o mês de janeiro.

Grupo Boticário

O Grupo Boticário está com inscrições abertas para a 4ª edição do Desenvolve, programa de formação e inclusão de talentos em tecnologia, que oferece cursos de capacitação gratuitos e on-line para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para 2024, o projeto traz uma nova trilha de aprendizado com foco em mobile, que tem como objetivo atender uma demanda do setor por profissionais especializados em aplicativos, e ao menos 20% do total de vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Os interessados devem se candidatar até o dia 08 de dezembro neste link e os cursos iniciam em janeiro de 2024.

Por meio da capacitação e educação, o programa possui seis meses de duração, com aulas de 20h semanais e uma carga horária total de 480h. Ao todo, a iniciativa oferece sete trilhas de formação nas áreas de Dados, DevOps, Marketing Digital, Mobile, Segurança da Informação, UX e Web FullStack. Os estudantes ainda terão acesso a palestras, mentorias com profissionais do Grupo Boticário, acompanhamento direto com professores e auxílio profissional para destacá-los no mercado de trabalho.

Até o fim do mês de novembro, o Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, oferece diversas atividades gratuitas. A iniciativa está disponível para o público em geral interessado em aprofundar seus conhecimentos nas mais diversas áreas da tecnologia, como Prototipação, Internet das Coisas (IoT) e Wearables. As aulas são ministradas pelos professores das universidades parceiras do programa: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Samsung Ocean

Além das aulas de inovação e programação, que já são fixas no cronograma de atividades do Samsung Ocean, em novembro a iniciativa também oferece atividades com prototipação. Elas acontecem presencialmente em São Paulo nos dias 23 e 30 para os interessados em aprender sobre impressão 3D. Já os conteúdos sobre Internet das Coisas estão previstos para o dia 27 de forma totalmente remota, para os interessados em aprender sobre o assunto, a aula mais indicada é a de introdução. Há também uma atividade com foco na construção de Digital Twins.

E para quem quer aprender mais sobre o universo dos Wearables, o Samsung Ocean tem atividades marcadas para os dias 24, 28 e 29. Elas trazem conteúdos específicos sobre a ferramenta gráfica Watch Face Studio para o ecossistema de smartwatches que adotam o sistema Wear OS 4, e uma oficina usando a plataforma Android Studio com linguagem Java, para ensinar como listar e programar os sensores dos smartwatches.

As atividades do Samsung Ocean são totalmente gratuitas e oferecem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.