Brasil Mais TI usa gamificação para apresentar mercado de trabalho a estudantes de TI

Author Photo
3:25 pm - 24 de agosto de 2016
Brasil Mais TI usa gamificação para apresentar mercado de trabalho a estudantes de TI

Com o objetivo de preparar estudantes para o mercado de trabalho em TI, a plataforma de ensino a distância Brasil Mais TI está apostando na gamificação. Assim, dois jogos disponíveis na seção Aprenda Jogando acabam de ser incorporados ao portal.

No game “Primeiro Emprego”, o aluno vivencia situações cotidianas características dos dias iniciais no trabalho. Ao longo de uma semana de experiência, ele deverá manter a qualidade de suas atividades se quiser garantir a sua vaga na empresa.

Já no segundo, o “Tomada de Decisão”, o estudante deve substituir seu chefe que está saindo de licença. Na ausência do chefe, o estudante deverá manter a empresa operando normalmente e tomar uma série de decisões baseadas na realidade da companhia. Um gráfico “burndown” exibido na tela o auxilia a monitorar em tempo real o desempenho dessas atividades.

Ana Beatriz Pires, gestora de projeto na Softex, entidade responsável pela gestão, execução e coordenação do Brasil Mais TI, explica que já que cerca de 35% dos mais de 518 mil alunos cadastrados na plataforma têm entre 18 e 24 anos e estão entrando agora no mercado de trabalho, a gamificação foi a forma encontrada para conectar com esse público de uma forma lúdica e prepará-los para a experiência da primeira entrevista e da tomada de decisões por meio de simulações reais.

Acessado em mais de 90 países, o Brasil Mais TI é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Softex, que atua em três pontos da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidade. A plataforma disponibiliza mais de 30 cursos, inclusive de Inglês, totalizando mais de 1,5 mil horas de aula. Um certificado é emitido ao final da conclusão de cada um.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.