Na América Latina e no Caribe, Brasil foi quem mais gastou na Black Friday
Consumidores no País foram responsáveis por 60% dos gastos da região, indica levantamento da Visa Consulting & Analytics
Os consumidores brasileiros foram responsáveis por mais de 60% dos gastos da América Latina e Caribe durante a Black Friday e a Cyber Monday, revelou um levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA). O número reflete as transações feitas com credenciais Visa em sites de e-commerce e em lojas físicas. Depois do Brasil, se destacaram os consumidores chilenos (17%), peruanos (8%) e colombianos (4%).
Como esperado, o número de compras aumentou neste ano. Quando comparado ao ano passado, as transações feitas com a bandeira Visa aumentaram 11%. Em termos de número de transações, o crescimento mais notável em relação a 2021 ocorreu no Peru (26%), Chile (24%), Panamá (23%), Brasil e Costa Rica (8%), e República Dominicana (5%).
Das transações Visa, 19% delas foram feitas no comércio eletrônico. Peru, República Dominicana e Chile foram os países que tiveram o maior crescimento nas transações de e-commerce realizadas na Black Friday e na Cyber Monday em 2022 em relação a 2021.
Leia também: Soluções de segurança lideram receita de canais na América Latina
“Mais consumidores voltaram a fazer suas compras presencialmente esse ano. Para o comércio eletrônico notamos um aumento de produtos com preços mais altos, o que indica que os compradores confiam mais no comércio virtual”, diz Javier Vazquez, diretor regional da Visa Consulting & Analytics para América Latina e Caribe.
Apesar de a Black Friday atrair mais atenção dos consumidores, de forma geral, o relatório destaca que a Cyber Monday vem ganhando mais adeptos. Houve um aumento de 10% no número de transações em relação ao ano passado na Cyber Monday.
Entre as categorias com maior crescimento de compras em lojas e online em 2022 estão Comércio Atacadista, Entretenimento, Despesas com Viagens e Companhias Aéreas.