Brasil está na sexta colocação entre os países mais atingidos por vazamentos de dados em 2021

Empresas devem se adequar à LGPD para criar controles e diminuir a quantidade de informações sensíveis

Author Photo
3:00 pm - 20 de janeiro de 2022

Um levantamento realizado pela Surfshark revelou que o Brasil foi o sexto país mais atingido por vazamentos de dados no ano passado. De janeiro a novembro de 2021, foram 24,2 milhões de perfis pertencentes a usuários com informações expostas a partir de ataques ou brechas em sistemas. Por outro lado, a queda no volume de comprometimentos caiu em 31%.

De acordo com os dados, nos 11 primeiros meses os estadunidenses foram os mais atingidos, com alta de 22% e 212,4 milhões de contas atingidas pelos criminosos. Em segundo lugar ficou o Irã, com 156,1 milhões de perfis vazados e 10.842% de aumento em relação a 2020; a Índia ficou em terceiro, com mais de três vezes o total de exposições de 2020 e 86,6 milhões de pessoas comprometidas. No total global, o crescimento de vazamentos foi de 3,4%.

“Esses dados refletem o quão importante é que as empresas adequem-se às normativas previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como a nomeação de um responsável pela proteção de dados, por exemplo. Além disso, é necessário total atenção do setor jurídico, tecnológico no processo de adequação à lei, a fim de criar controles e minimizar a quantidade de informações sensíveis nesta situação” – explica Thiago Cabral, Sócio Diretor da Athena Security.

Com a vigência da LGPD, os ataques de dupla extorsão às pessoas jurídicas vem aumentando no Brasil.  Nesse tipo de crime, os hackers tentam maximizar os lucros obtidos, exigindo pagamentos para fornecer a chave para descriptografar os dados e para que as informações confidenciais não sejam divulgadas.

“A LGPD ainda causa dúvidas e até mesmo incômodo, mas é necessário entender os riscos que as empresas correm em um possível vazamento. Por esse motivo, todos os setores devem melhorar suas práticas, entender suas responsabilidades e contar com um planejamento estratégico da organização para evitar que os dados sejam utilizados de maneira inadequada nas estratégias, prejudicando, assim, o cumprimento da lei”, complementou Cabral. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.