Brasil está entre países que mais sofreram com ransomware em 2020

País é o nono com maior número de ataques: foram 3,8 milhões no ano passado. No mundo, ameaças cresceram 62%, diz estudo da SonicWall

Author Photo
4:32 pm - 16 de março de 2021
ransomware

O Brasil foi o nono país que mais sofreu ataques de ransomware em 2020, contabilizando 3,8 milhões de ataques do tipo e ficando atrás de EUA, África do Sul, Itália, Reino Unido, Bélgica, México, Holanda e Canadá. Os dados são de uma pesquisa de ameaça do Capture Labs, estrutura ligada à empresa de segurança SonicWall.

No mundo, houveaumento de 62% dos ataques de ransomware, com pico de 158% na América do Norte. Os cibercriminosos estão usando táticas mais sofisticadas e variantes mais perigosas para que os ataques sejam bem-sucedidos e gerem pagamento de resgate, segundo a SonicWall.

Outra descoberta do estudo é que as variantes inéditas de malware cresceram. Em 2020 foram 268.362 variantes nunca vistas antes. É um aumento de 74% ano após ano. Boa parte deles estava em arquivos Office e PDF – o que revela a intenção dos criminosos de atacar funcionários das empresas em trabalho remoto.

Esses arquivos estão equipados com phishing em URL, códigos maliciosos embutidos em arquivos e outras ações perigosas.Dados recentes da SonicWall indicam aumento de 67% de códigos maliciosos em arquivos Office em 2020, enquanto os no formato PDFs caíram 22%.

Setores mais atacados

Varejo (365%), saúde (123%) e governo (21%) foram os setores que enfrentaram maiores aumentos de ataques de ransomware. Não por acaso são verticais que tiveram aumento drástica da demanda por digitalização durante o período de pandemia.

Outra modalidade crescente foi o cryptojacking – tipo de ataque que rouba capacidade computacional de um equipamento para minerar criptomoedas. Ela cresceu graças ao aumento dos valores das criptomoedas globalmente. O total de cryptojacking em 2020 bateu recordes com 81,9 milhões de hits, aumento de 28% em relação ao total de 64,1 milhão no ano passado.

Malwares com foco em internet das coisas (IoT) também cresceram com a pandemia. Em 2020, os pesquisadores da SonicWall observaram 56,9 milhões de ameaças de malware em IoT, aumento de 66%.

Os dados para o relatório são coletados de mais de 1,1 milhões de sensores em mais de 215 países e territórios. O relatório é baseado em informações sobre ameaças compartilhadas entre os sistemas de segurança SonicWall, incluindo firewall, dispositivos de segurança de e-mails, honeypots, sistemas de filtração de conteúdos e a solução de sandbox SonicWall Capture Advanced Threat Protection (ATP).

O relatório de ameaças pode ser baixado (em inglês) nesse site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.