Notícias

Brasil está alinhado com tendências globais de transformação digital

Um estudo do Fraunhofer IPK, instituto alemão voltado aos estudos de sistemas de produção e inovação, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), revela que o Brasil está em sintonia com as tendências mundiais de transformação digital, especialmente quando se trata de “liderança e cultura corporativa”, “tecnologia” e “estratégia corporativa”.

No comparativo global, questões como “cadeia de suprimentos e redes”, “produtos e serviços” e “competências” são temas sensíveis para o país, de acordo com pesquisa apresentada durante o webinar da entidade.

Quando o assunto é perspectivas para o futuro, o levantamento indica como principais preocupações: “tecnologia” (previsão de aumento de 81%) e “organização e processos” (81%). Em comparação, a dimensão menos relevante frente a outros países é “produtos e serviços” (69% de aumento) e “cadeia de suprimentos e redes” (72%).

Leia mais: Estudo: pandemia acelera abertura de novas startups no Brasil

No Brasil, a proporção pode ganhar importância para o futuro nas dimensões “emprego e competências” (82% de aumento), “estratégia corporativa”, ”liderança e cultura corporativa” e “supply chain” (76%).

“Com base na pesquisa do Fraunhofer e ANPEI, é possível observar que, quando falamos de transformação digital no Brasil, existe o desafio de aumentar o grau de consciência e inserção do tema ‘digitalização’ dentro dos nossos negócios”, analisou Filipe Cassapo, presidente do Enrich in LAC. Segundo ele, o país tem maior potencial de crescimento relacionado à digitalização em áreas envolvendo estratégias, produtos e desenvolvimento de produtos.

Marcela Flores, diretora executiva da ANPEI, destacou que a transformação digital é incentivada por novos padrões de comportamento dos consumidores finais. “Há, obviamente, uma aceleração deste processo por causa da pandemia. No entanto, existem alguns fatores principais que levam à necessidade da transformação digital e isso está relacionado às tecnologias digitais, competição digital e, ainda, o comportamento digital deste consumidor”.

Indústrias

No recorte por indústria, os resultados apontam que o Brasil se destaca em “manufatura” e em “atividades profissionais científicas e técnicas”, em relação ao mundo. Porém, o país está distante da transformação digital quando esse processo envolve “educação” e “comunicação e informação”.

A pesquisa recolheu dados de pequenas, médias e grandes empresas (PMEs), com menos de 250 funcionários. Da amostra, 62% das companhias globais e 60% das organizações brasileiras são PMEs.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

9 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

10 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

10 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

11 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

11 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

12 horas ago