Brasil e Estados Unidos selam acordo para cooperação em segurança cibernética

Author Photo
9:45 am - 15 de abril de 2016
Brasil e Estados Unidos selam acordo para cooperação em segurança cibernética

O Brasil e os Estados Unidos formalizaram um acordo para o lançamento de uma chamada pública em um trabalho conjunto com foco em segurança cibernética. A cooperação foi discutida na segunda etapa do US Brazil Workshop on Cyber Security and Privacy, realizado na Flórida (EUA). 

A primeira etapa foi realizada em Brasília, em dezembro do ano passado. Na segunda etapa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a National Science Foundation (NSF) assinaram memorando de entendimento para avançar na cooperação em cibersegurança. A previsão é que a chamada de pesquisas seja lançada em junho.
Para Marcos Vinícius Guimarães, coordenador substituto de Software e Serviços de TI da Secretaria de Políticas de Informática do MCTI, o esforço é fazer com que universidades e pesquisadores brasileiros estejam à frente das soluções tecnológicas seguras. “A cooperação com os Estados Unidos permitirá troca de conhecimentos, intercâmbio de profissionais e desenvolvimento conjunto de pesquisas na área”, avaliou.
Segundo ele, a chamada conjunta deve apoiar, em especial, pesquisas nas áreas de segurança e privacidade na rede, sistemas humanos cibernéticos/internet das coisas e detecção de malware em crimes cibernéticos.
*Com informações do MCTI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.