Brasil e China esperam lançar satélite CBers-4A em 2018

Author Photo
2:29 pm - 30 de dezembro de 2015
Brasil e China esperam lançar satélite CBers-4A em 2018

Especialistas do Brasil e China concluíram que o projeto do satélite CBers-4A deve avançar para a fase de fabricação dos modelos de voo de seus subsistemas e equipamentos. A previsão de lançamento do satélite, o sexto da série CBers, é dezembro de 2018.

Durante a Revisão Crítica de Projeto (CDR), uma banca formada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) – ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – avaliaram se o projeto do satélite é apropriado para cumprir os requisitos estabelecidos para a missão CBers-4A. O equipamento utilizará peças sobressalentes dos satélites CBers-3 e CBers-4.

“Alguns itens da ação foram propostos pela banca revisora e serão respondidos pelas equipes técnicas do Inpe e da Cast [Academia Chinesa de Tecnologia Espacial]. A conclusão é que não há impedimentos técnicos e o projetos pode prosseguir para a Fase D”, explicou o coordenador do Segmento Espacial do Programa CBers no Inpe, Carlos de Oliveira Pereira Junior.

O CBers-4 levará a bordo três câmeras, sendo uma chinesa e duas brasileiras. A câmera Multiespectral e Pancromática de Ampla Varredura (WPM) está sendo desenvolvida pela China. As brasileiras serão réplicas da WFI e da MUX que estão integradas ao CBers-4.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.