Notícias

Brasil é o 4º país mais atacado na América Latina, diz Eset; Peru lidera

O Brasil foi o quarto país na América Latina com mais ameaças digitais detectadas pelo sistema de telemetria da Eset durante o primeiro semestre de 2024. O monitoramento da empresa de cibersegurança mostra que o País recebeu 7,76% dos registros, mas o Peru foi o efetivamente mais atacado.

O ranking indica que foram 909 mil ataques no Peru (35%); 351 mil no México (13%); 204 mil no Equador (7,84%), 201 mil no Brasil (7,76%) e 172 mil na Argentina (6,62%).

“O Peru tem maioria de usuários domiciliares, enquanto países como Brasil, México e Argentina contam com mais usuários corporativos, e isso explica o destaque do país nesse ranking”, explica Camilo Gutierrez Amaya, chefe de pesquisa da Eset na América Latina. “Usuários domiciliares dispõem de menos recursos para segurança digital, tanto em proteção tecnológica quanto em práticas de prevenção.”

Leia ainda: Dia Nacional do Livro: CIOs indicam obras que os transformaram

Segundo a empresa, a América Latina foi alvo de 2,6 milhões de amostras únicas de malware nos primeiros seis meses de 2024, incluindo injetores, trojans, downloaders, worms, exploits, backdoors, spyware, rookits e droppers. No mundo todo, esse número foi de 4 milhões no mesmo período.

O phishing, apesar de ser uma das técnicas de engenharia mais utilizadas há mais de 20 anos, continua a ter um enorme impacto no mundo da cibersegurança, com 1.874.913 amostras exclusivas detectadas na região.

Windows: principal alvo

Segundo a ESET, o sistema operacional que continua a ser mais explorado pelos cibercriminosos é o Windows, em diferentes arquiteturas, muitas já sem suporte oficial do fabricante. Embora o OS da Microsoft lidere os softwares mais ameaçados, outros também são alvo dos cibercriminosos, como o Msil e o JavaScript.

Em termos de tipos de ameaça, os códigos maliciosos mais observados pela telemetria da Eset foram os chamados códigos “injetores”, que buscam inserir códigos maliciosos em processos legítimos do sistema para realizar ações maliciosas. Isso inclui baixar malwares adicionais com capacidade de monitorar atividades da vítima ou controlar o computador remotamente.

Em segundo lugar está o trojan “Kryptik”, vetor de infecção inserido em anexos maliciosos de e-mail, softwares piratas e assistentes de atualização falsos. Assim como outras variantes, seu principal objetivo é roubar informações financeiras das vítimas, falsificar identidade para realizar fraudes e incluir o dispositivo infectado em uma botnet.

No terceiro lugar do ranking está o malware “Expiro”, worm que afeta sistemas operacionais Windows. Quando o dispositivo é infectado, se torna parte de uma botnet que rouba informações das vítimas e usa recursos do computador para realizar ataques de negação de serviço (DoS).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

2 dias ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

2 dias ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

2 dias ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

2 dias ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 dias ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 dias ago