Bradesco acelera testes com IA generativa para aprimorar processos internos
Banco conta com uma série de iniciativas em diferentes áreas. Hackathon interno também resultou em propostas que serão implementadas
Como parte de sua estratégia de transformação digital, o Bradesco está intensificando suas experimentações de IA generativa com o suporte do inovabra, seu ecossistema de inovação.
Por enquanto, o banco trabalha na exploração e análise do potencial da tecnologia, bem como os seus desafias e na ampliação do conhecimento dos colaboradores sobre o tema. Além do inovabra, o Bradesco tem o apoio da área de Inteligência de Dados, dos times de Tecnologia da Informação e de áreas de negócio para conduzir experimentos em quatro frentes da tecnologia: sumarização, busca semântica, geração de código e geração de conteúdo.
“Além de integrar outras ações contínuas do Bradesco para se manter na vanguarda da inovação, os projetos relacionados à IA Generativa demonstram a agilidade do banco em capacitar os colaboradores, assim como testar e adotar tecnologias emergentes, a fim de aprimorar os processos internos e, consequentemente, a experiência dos nossos clientes”, explica Fernando Freitas, head de inovação do Bradesco.
Algumas áreas já começam a se beneficiar com a tecnologia. Segundo o Bradesco, sua área de Pesquisa e Estudos Econômicos (DEPEC), tem usado há dois meses o ChatGPT como uma ferramenta complementar à leitura de textos oficiais produzidos pelo Banco Central.
Já o Bradesco Asset Management (BRAM), gestora de investimentos, tem pesquisado a geração de informações para tomada de decisão, que sejam geradas com o uso da IA generativa. “O DEPEC e a BRAM estão estudando formas de aprimorar essa utilização e aperfeiçoar a abordagem inicial do algoritmo, visando impactar positivamente ambas as áreas. Os resultados iniciais apontam para ganho de velocidade e produtividade na avaliação das atas e comunicados de bancos centrais”, destacou o Bradesco.
A IA Generativa também está sendo testada pelo grupo multidisciplina Vila Open Finance. A tecnologia apoia gestores e analistas de negócio na extração de informações e obtenção de insights da base de dados do Bradesco, usando linguagem natural (NLP), a fim de simplificar processos como a integração de diferentes fontes de dados para a criação de uma visão única do cliente. Segundo o banco, com o projeto há um potencial de redução em 90% no tempo para consultar os bancos de dados do Open Finance, e uma diminuição no tempo de entrega de novas análises para o negócio.
Outro projeto é o inovabraGPT, um agente conversacional que usa diferentes técnicas de IA para aumentar a eficiência na busca por informações nos conteúdos gerados pelo próprio inovabra e disseminá-los dentro do banco.
IA generativa e colaborativa
Com o propósito de incentivar os colaboradores na busca por respostas para os desafios em suas áreas de atuação, o Bradesco realizou o Ideathon de IA Generativa. Mais de 200 pessoas de 37 áreas diferentes participaram da ação. Ao final, foram identificadas 63 oportunidades, resultando em 43 cases cocriados.
Dentre os projetos selecionados para experimentação em escala está uma ferramenta de sumarização de manifestações, que visa reduzir o retrabalho no processo de tratamento das manifestações de clientes, além de agilizar a identificação da causa raiz do contato, por meio de classificação automatizada dos produtos ou serviços mencionados.
Outro projeto selecionado foi a iniciativa de venda assistida digital de Consórcios, com o objetivo de escalar o processo de venda assistida de produtos que demandam uma abordagem mais consultiva e personalizada. Uma terceira iniciativa está relacionada à acuracidade na emissão das demandas judiciais. Com o uso da IA Generativa, pretende-se melhorar a interpretação e consolidação das ordens judiciais a partir de documentos e imagens.
Os projetos, de acordo com o Bradesco, foram escolhidos com base na relevância para o banco, escalabilidade do negócio e maturidade da proposta de inovação. Os times puderam realizar experimentações com a IA Generativa e cocriar soluções de impacto interno e externo. “O plano é aumentar o repertório das nossas áreas de produtos, clientes e operações sobre o potencial da tecnologia e, juntos, identificar possíveis casos de uso em que a Inteligência Artificial Generativa possa ser relevante”, enfatiza Freitas.
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