Bradesco: e-agro é a semente para o futuro digital

Projeto do Bradesco possibilita simular e contratar linhas de crédito, tirar dúvidas e até consultas meteorológicas

Author Photo
4:00 pm - 27 de dezembro de 2023
Edilson Dias dos Reis, diretor-executivo do Bradesco, durante o IT Forum Salvador Edilson Dias dos Reis, diretor-executivo do Bradesco, durante o IT Forum Salvador (Imagem: GN2 Conteúdo)

Em 1983, o maior desejo de Edilson Dias dos Reis, diretor executivo do Bradesco, era ganhar um Atari, um marco na história dos videogames, que virou febre após seu lançamento na década de 1970. Já na extinta loja de departamentos Mesbla, ele conta que a mãe tomou a decisão de não comprar “esse negócio de jogo que não serve para nada” e sim um computador. “E isso mudou o rumo da minha história, me lançou no universo da tecnologia.”

Vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2023, do IT Forum, na categoria Bancos, com o projeto E-Agro: a plataforma digital do produtor rural, Reis, de posse do seu PC mergulhou em cursos e após concluir o segundo grau, ingressou em Engenharia de Telecomunicações, depois Ciência da Computação e Mestrado em Computação.

Ao definir seu perfil na gestão de equipes, ele revela que em dado momento passou a entender que não se faz nada sozinho. “É preciso ter empatia, trabalhar em colaboração, promover a cultura de inclusão, com experiências diferentes para ajudar a formar opiniões diferentes e inovadoras”, explica.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

E destaca: “Sou um dos poucos negros a ocupar um cargo como o meu. E gostaria de ver mais mulheres e mais negros em posições executivas. Hoje, sei da minha responsabilidade por ser negro, de servir de exemplo e de mostrar que é possível chegar onde estou. Não é fácil, mas com determinação a conquista acontece”.

Vamos digitalizar o agronegócio?

Por meio de parcerias-chave, diz, o Bradesco desenvolveu o E-Agro: a plataforma digital do produtor rural, de grande importância não somente para o banco e produtores, mas para o País, defende.

“A plataforma agiliza a concessão de crédito. Criamos um ecossistema para atender ao produtor rural, para facilitar e simplificar financiamentos. E não oferecemos somente produto financeiro, mas o suporte de agrônomos que podem ajudá-los nas estratégias”, descreve Os usuários podem acessar, simular e contratar linhas de crédito para CPR (Cédula de Produto Rural), tirar dúvidas com assessoria por inteligência artificial e fazer consultas meteorológicas, de cotações e índices de mercado, além acessar o marketplace especializado em insumos, equipamentos e máquinas. Clientes Bradesco ainda têm ofertas e insights personalizados.

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Solange Calvo

Diretora-editorial da Intertexto, jornalista especializada em produção de conteúdo digital, gestão de redes sociais, ghost-writer, colaboradora da Plataforma Febraban Tech, da Febraban;  IT Forum, da IT Mídia; e Convergência Digital.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.